PT | EN | ES

Pantanal perdeu mais de 101 mil ha nos últimos anos

O Mapbiomas lançou ontem (12), o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD). E os dados em relação ao Pantanal são preocupantes, pois evidenciam que o desmatamento no bioma está aumentando rapidamente!

O relatório é feito a partir de análises de imagens de satélite, com a confirmação de alguns destes pontos direto em campo, por meio de sobrevoos realizados por nossos membros do SOS Pantanal.

Entre 2019 e 2022, foram mais de 101 mil hectares desmatados, o que corresponde a uma área próxima ao tamanho da cidade de São Paulo, sendo 90% deste no estado de Mato Grosso do Sul. Metade de toda a área desmatada do Pantanal está concentrada em propriedades do município de Corumbá (MS). Entre todos os biomas, o Pantanal está no topo do ranking com a maior área média desmatada por alerta: 117,3 ha.

De acordo com o documento “desmatamento em 2022 indica que a atividade é executada em larga escala (…) e pode ser ligada ao alto investimento na atividade: desmatadores têm dinheiro para desmatar nessa velocidade, com maquinário”.

O RAD 2022 está disponível para ser consultado por qualquer cidadão, na página alerta.mapbiomas.org/relatorio. Pode ser acessado aqui.

Não dá mais para esperar! É urgente a criação de uma lei federal que proteja o bioma Pantanal como um todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas