Pantanal paraguaio mostra sua resiliência após incêndios devastadores do ano passado

Com informações Guyra Paraguay Publicamos dias atrás uma notícia alertando para o aumento de focos de incêndios no Pantanal, na região de Corumbá (MS). Felizmente, recebemos hoje notícias positivas, pelo menos do lado do nosso vizinho, Paraguai. Depois dos devastadores incêndios sofridos entre agosto e setembro do ano passado, que arrasaram com boa parte da…

Veja mais

Fogo volta a castigar a região do Pantanal sul-matogrossense

Número de incêndios é 60% maior que o registrado no mesmo período de 2019 Com informações Wetlands International no BrasilFoto: Divulgação Corpo de Bombeiros/Corumbá MS Nos três primeiros meses de 2020, até o dia 25 de março foram registrados 974 focos de incêndio na região do Pantanal, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas…

Veja mais

Situação das comunidades do Pantanal frente a COVID-19 é exposta em carta enviada às autoridades pela ECOA

Com informações EcoaFoto: Henrique Seiko Arakaki/WWFBrasil A Ecoa, uma das instituições-membro do Observatorio Pantanal, enviou uma carta a autoridades para tornar público o fato de que os efeitos da crise sobre as famílias ribeirinhas, funcionários de hotéis, pousadas, piloteiros, coletores de iscas, entre outros, no Pantanal já são sentidos de maneira dramática, ameaçando sua sobrevivência.…

Veja mais

Dia Mundial da Água alerta para o uso consciente deste recurso vital

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água, recurso essencial para todos os seres vivos. A água é um patrimônio do planeta, um dos direitos fundamentais do ser humano. Mas infelizmente, nem todos conseguem usufruir deste recurso vital, cuja distribuição tem ocorrido de forma desigual. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que mais…

Veja mais

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas incentiva reflexão

Hoje, dia 16 de março, é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Uma data que nos faz refletir sobre as ações que possam reduzir os impactos que as mudanças climáticas causam no planeta como um todo, haja vista que muitas vezes são devastadoras. As mudanças climáticas também estão relacionadas a eventos…

Veja mais

Ciclo de oficinas debate defesa da vida silvestre em Campo Grande

Acontece em Campo Grande (MS), de 16 a 24 de março o Ciclo de Oficinas de Educação Ambiental sobre defesa da fauna silvestre. O evento, que tem inscrições gratuitas, será composto por roda de conversa e 3 oficinas temáticas, lideradas por representantes de instituições ambientais como WWF-Brasil, Instituto Arara Azul, Projeto Papagaio Verdadeiero e o…

Veja mais

Mapa dinâmico traz dados inéditos sobre as represas na BAP

Instrumento representa o avanço nas pesquisas sobre os impactos do setor hidroenergético na região Com informações ECOA A Ecoa – Ecologia em Ação, uma das instituições-membro do Observatorio Pantanal acaba de atualizar a versão do Mapa das Represas da Bacia do Alto Paraguai (BAP). O resultado vem após longas pesquisas, dedicação e interlocução de pesquisadores…

Veja mais

Animais mortos por atropelamento na BR-262 se tornam cena recorrente

Recentemente foi divulgado um dado alarmante: mais de dois milhões de animais de médio e grande porte são atropelados nas rodovias do Brasil por ano. E entre as principais vítimas estão o cachorro-do-mato, o tamanduá-mirim, o tatu, o tamanduá-bandeira e a capivara. Os dados, resultantes de uma pesquisa de pós-doutorado do ecólogo Alex Bager, da…

Veja mais