ONGs do Pantanal pedem sanção da lei que proíbe PCHs no Rio Cuiabá

Mais de 50 entidades, ligadas ao Pantanal, assinam Carta enviada ao governador Mauro Mendes (União Brasil), solicitando a sanção da Lei 957/2019, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que proíbe a instalação de novas Usinas Hidrelétricas de grande porte e PCHs (Pequenas Usinas Hidrelétricas) no Rio Cuiabá. O PL foi aprovado pela Assembleia Legislativa de…

Veja mais

Brigadistas pantaneiros participam de curso trinacional de prevenção ao fogo

Virgínia da Luz e João de Assis representaram o Brasil no evento com participação de brigadistas da Bolívia e Paraguai Dois brigadistas da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), participaram de uma capacitação para estratégia de prevenção ao fogo conhecida como Queima Prescrita. Virgínia Paz e João de Assis representaram o Brasil…

Veja mais

Conheça a Estação Ecológica de Taiamã, um refúgio no Pantanal

O post Estação Ecológica de Taiamã, um refúgio no Pantanal é tema de reportagem dos nossos parceiros ECOA. Numa ilha no meio do rio Paraguai, fica a Estação Ecológica de Taiamã. O local é considerado um verdadeiro refúgio pantaneiro: são 11.555 hectares de área protegida que abrigam imensa variedade de espécies características da região. Criada…

Veja mais

Organizações do Observatorio Pantanal apoiam plantio de 40 mil mudas

Por Wetlands International Brasil/MupanFoto: Jeferson Prado Por meio da Iniciativa Aquarela Pantanal, as organizações Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), Wetlands International Brasil, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e Polo Socioambental Sesc Pantanal, apoiam a restauração de áreas degradadas em parte do bioma pantaneiro,…

Veja mais

Represas na BAP: artigo discute a importância do monitoramento da legislação ambiental brasileira

O artigo que você vai ler abaixo foi escrito por Silvia Santana Zanatta, que tem como título: Represas na BAP: monitoramento da legislação ambiental brasileira se torna estratégico diante do cenário de ataque que o território vive O evento antrópico que mais tem chamado atenção nas últimas décadas é o movimento de expansão da exploração…

Veja mais

Mato Grosso do Sul prolonga estado de emergência ambiental até o fim do ano

A decisão reitera portaria publicada no último dia 21 de março pelo Ministério do Meio Ambiente e favorece a adoção de medidas emergências ao plano de combate aos incêndios. A medida consta no decreto “E”, número 70, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime…

Veja mais

Licença para construção de portos no Pantanal é destacada na Nature

O tema da licença prévia para a construção do porto em Cáceres, no Pantanal, ganhou repercussão internacional com a publicação do artigo publicado na prestigiada revista científica Nature nesse mês. Intitulado “Licença de porto no Pantanal ameaçaria a maior planície tropical do mundo” (tradução do inglês), o texto é um alerta para o mundo sobre…

Veja mais