Guyra Paraguai publica um dos maiores estudos da Am Latina sobre onça-pintada

Nossos colegas e membros da Guyra Paraguay acabam de publicar um dos maiores estudos de populações de onça-pintada na América Latina. A pesquisa, que está aberta para consulta, foi publicada na prestigiada revista “Perspectivas em Ecologia e Conservação”, e trata-se do maior estudo realizado para a espécie em paisagens produtivas como campos de agricultura, pasto…

Veja mais

Membros do OP assinam carta de cooperação com receptivos turísticos do Pantanal Sul

A Wetlands International Brasil e o Instituto Homem Pantaneiro, organizações-membro do Observatorio Pantanal, assinaram, no dia 1 de setembro, uma carta de intenção de cooperação com os receptivos turísticos de Corumbá, MS, em prol do turismo sustentável na Serra do Amolar. A assinatura aconteceu no Centro Sebrae Pantanal, inaugurado no mesmo dia, em Corumbá. Participam…

Veja mais

Estudo avalia aspectos da queima controlada na pecuária pantaneira

Por Aline Lira – Wetlands International O fogo que destrói pode ser também aquele que ensina. Sem desconsiderar costumes seculares usados na pecuária pantaneira, pesquisadores de seis instituições – UFMS, Wetlands International Brasil, Prevfogo/IBAMA, Corpo de Bombeiros e SOS Pantanal – promoveram uma queimada controlada para análise científica. O experimento foi realizado em duas escalas:…

Veja mais

Entidades e pescadores do Pantanal realizam movimento contra hidrelétricas no Rio Cuiabá

Está nas mãos dos deputados de Mato Grosso (MT) liberar ou não a construção de seis barragens de hidrelétricas no rio Cuiabá, entre Cuiabá/Várzea Grande e Rosário Oeste. Especialistas advertem que a instalação de tais empreendimentos pode causar sérios impactos ambientais, sociais e econômicos. Para evitar que mais esse desastre ocorra, pescadores e organizações da…

Veja mais

Estudo detecta agrotóxicos nas águas de municípios pantaneiros

Dez tipos de agrotóxicos foram encontrados nas águas dos municípios de Poconé, Cáceres e Mirassol D’Oeste, localizadas em Mato Grosso. Os dados fazem parte do Relatório Técnico: “Agrotóxicos no Pantanal”, lançado no dia 16 de agosto, e realizado pela organização não governamental FASE. Participaram da pesquisa quatro comunidades da área rural e as amostras analisadas…

Veja mais