Espécies são prejudicadas por conversão da vegetação nativa no Pantanal

Via UFMS Grande conversão da vegetação nativa no Pantanal está influenciando na conservação das espécies arara-azul-grande, seu principal recurso alimentar, o acuri e o de nidificação, o manduvi. Essa foi uma das principais constatações da pesquisa de Mestrado de Maxwell Rosa Oliveira, orientado pela professora Letícia Couto Garcia, do Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI), do…

Veja mais

Estudo apresenta alternativas energéticas renováveis para a Bacia do Alto Paraguai (BAP)

De acordo com a publicação do WWF-Brasil, é preciso avaliar os impactos ambientais dos projetos hidrelétricos Foto: Divulgação/ Ministério Público Federal do MS Muito tem sido discutido sobre a possível instalação de cerca de 125 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em estudo na região do Pantanal e bacia do Alto Araguaia – um ecossistema extremamente sensível…

Veja mais

Sociedade civil organizada defende a suspensão de novos empreendimentos hidrelétricos no Pantanal até que sejam finalizados os estudos da região

O Observatorio Pantanal, que representa atualmente 37 organizações que atuam na conservação da Bacia do Alto Paraguai (BAP), vem à público se posicionar diante do vencimento da resolução Nº 64/2018 da Agência Nacional de Águas (ANA), que suspendia as concessões de direito de uso de recursos hídricos para novos empreendimentos hidrelétricos em rios do Pantanal.…

Veja mais

Plataforma de informações sobre a Covid-19 no Pantanal é lançada pela Ecoa

Um de nossos membros, a organizaçao Ecoa está realizando o acompanhamento e monitoramento da situação da Covid-19, no Pantanal e Cerrado. O objetivo é alertar e manterem informadas as famílias destas regiões mais expostas aos riscos do vírus. As informações chegam às famílias por meios como rádio, celular e internet. Esta plataforma tem o objetivo…

Veja mais

Projeto leva esperança para comunidades vulneráveis do interior do Cerrado e Pantanal

Por meio da iniciativa, alimentos e produtos de higiene chegam até às comunidades mais necessitadas Foto: Luciano Justiniano Milhares de famílias das áreas rurais e regiões de difícil acesso do interior do Pantanal e do Cerrado passam por um momento muito vulnerável e de risco. Além da fome, os primeiros casos de Covid-19 também começam…

Veja mais

Concurso encerrado – já temos o slogan mais votado

Está oficialmente encerrado o nosso concurso de slogan para a campanha de prevenção de incêndios no Pantanal! Queremos, desde já, agradecer a todos que participaram conosco! Tivemos 47 sugestões de frase de impacto e, nosso time de jurados, formado por membros do Observatorio Pantanal do Brasil, do Paraguai e da Bolívia, chegou a 2 slogans…

Veja mais

Observatorio Pantanal lança concurso de slogan para campanha de prevenção aos incêndios no Pantanal

Você provavelmente acompanhou a triste situação dos incêndios no Pantanal no ano passado. O ano foi recorde em registros e as consequências devastadoras. Mas o que mais assusta é que este ano de 2020, as previsões parecem ser ainda mais pessimistas, já que os primeiros meses do ano ultrapassaram o número de queimadas do ano…

Veja mais