Araras-azuis mostram sua resiliência após incêndios no Pantanal, segundo relatório

O documento foi lançado recentemente pelo Instituto Arara Azul Todos presenciamos as cenas lastimáveis nos últimos meses por conta dos incêndios no Pantanal. Muita destruição – vegetação, animais, com fogo chegando até às comunidades tradicionais. No total, 29% do bioma foi queimado, mais de 4 milhões de hectares, deixando marcas sem precedentes. Mas a resiliência…

Veja mais

Dados inéditos sobre a situação das comunidades pantaneiras durante a pandemia são expostos em relatório

A Ecoa, membro do Observatorio Pantanal, foi responsável por desenvolver uma publicação inédita, o relatório “Crise Sanitária e Ambiental para as Comunidades Locais do Pantanal“, em meio as ações realizadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, desde o início na pandemia. A organização acompanha e monitora a situação com o comprometimento de manterem informadas…

Veja mais

Exposição internacional de fotos mostra vida, morte e renascimento do Pantanal após as queimadas

A mostra virtual está disponível até o dia 27/11 No Dia do Pantanal (12 de novembro), o WWF-Brasil lança uma exposição internacional de fotos da maior planície úmida do planeta. O conceito da coleção de imagens é mostrar o bioma em três momentos cruciais vividos em 2020: em seu esplendor, durante as queimadas e na…

Veja mais

Dia do Rio Paraguai/Pantanal é marcado por ação no Porto de Cáceres

Manifestantes protocolaram documento em defesa do Rio em órgãos públicos Por Comitê Popular do Rio Paraguai/Pantanal A celebração do Dia do Rio Paraguai/Pantanal começou com ato na cidade de Cáceres (MT), onde manifestantes abriram uma grande faixa no porto da cidade, afirmando a rejeição da população à implementação da Hidrovia Paraguai-Paraná e de novos portos…

Veja mais

Instituições realizam ações em alusão ao Dia do Pantanal

12 de novembro, Dia do Pantanal. Poderiam haver muitos motivos a celebrar, mas infelizmente, 2020 deixará marcas e perdas ainda difíceis de mensurar. O Pantanal tem vivido o pior ano na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em relação a queimadas. De janeiro até agora, foram mais de 21.115 focos, sendo que,…

Veja mais

Organização-membro do Observatorio Pantanal atua na linha de frente no combate à pandemia

Com o apoio do MPT a Ecoa atua em várias frentes na prevenção e os efeitos da Covid19 no Pantanal. Uma ação prioritária é a informação das tripulações e passageiros de embarcações que partem de Corumba, MS, transportado pessoas e mercadorias para fazendas e comunidades. Essas embarcações são conhecidas como freteiras. Nove embarcações foram contatadas…

Veja mais

Especialistas discutem o futuro do Pantanal em evento ao vivo

Conferência Pantanal ocorre na quarta-feira (04/11) às 18h no horário de Brasília com transmissão no Facebook da Ecoa “Prevenção, Apoio e Recuperação”. São esses os três eixos formadores do PAR, que coordenam importante discussão pública que ocorre nesta quarta-feira (04/11) e une especialistas dos três países que compõem o Pantanal: Brasil, Bolívia e Paraguai. Confira…

Veja mais

Conferência Pantanal vai discutir medidas de prevenção, apoio e recuperação do bioma

Os devastadores incêndios no Pantanal em 2020 provocaram um quadro de destruição ambiental que será uma ferida aberta com repercussões econômicas e sociais nos próximos anos. Os meios naturais de subsistência de milhares de famílias, calcados no extrativismo, foram destruídos. O turismo – a atividade que mais gera trabalho e renda na região – não…

Veja mais

Campanha prevê acesso à água potável para comunidade atingida pela seca severa no Pantanal

Por Ecoa Os incêndios arrasadores no Pantanal e a maior seca registrada em 60 anos fizeram com que 25 famílias (110 pessoas) da Comunidade da Barra do São Lourenço, localizada a 223 km a montante de Corumbá, MS, perdessem suas fontes de água potável. O rio Paraguai, uma alternativa, está com as águas muito baixas,…

Veja mais

Quatro municípios do Pantanal estão entre os 10 com mais focos de incêndios do país em 2020

Juntos eles já somaram 19.284 focos entre 1º de janeiro até o dia 22 de outubro, de acordo com dados do Inpe Somente quatro, dos 20 municípios que compõem o Pantanal, concentra 92% dos incêndios de todo o bioma. Corumbá em Mato Grosso do Sul e Poconé, Barão do Melgaço e Cáceres, em Mato Grosso,…

Veja mais