PT | EN | ES

Ministra do Meio Ambiente lança plano contra incêndios no Pantanal

O lançamento do “Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Pantanal” ocorreu na última terça (18) e faz parte de uma série de ações práticas que o Governo Federal se compromete a fazer (com antecedência) para proteger o bioma dos incêndios e suas catástrofes.

São três eixos que guiam as ações do Plano de ação: Prevenção, Preparação e Combate. As iniciativas devem iniciar no Pantanal e depois serem ampliadas para outras regiões do país.

O Plano é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Energias Renováveis (IBAMA) por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o Prevfogo.

Para a execução do plano, o Governo incluiu a participação de diversos atores, como órgãos de pesquisa, organizações da sociedade civil, escolas, órgãos de fiscalização, assim como as esferas legislativa e executiva. Além disso, o Plano inclui a articulação interministerial, com participação do Ministério da Educação (MEC) e Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Entre as medidas adotadas, está a contratação de 171 brigadistas para a temporada de fogo (cerca de 30 a mais do que o ano passado), a instalação de uma nova brigada em Mato Grosso do Sul (dentro da Terra Indígena Kadiwéu), além da capacitação de novos brigadistas voluntários, técnicos e gestores, monitoramento de focos de calor por sensoriamento remoto, preparação de aceiros e ampliação de contingente de investigadores para a realização de perícias.

Leia o Resumo executivo do Plano aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas