Hoje, dia 2 de outubro, é o Dia Mundial do Habitat e tem como objetivo chamar a atenção para o estado das cidades e do direito humano à moradia adequada.
Em carta, o secretário-geral da ONU, António Guterres, explicou que, para a data neste ano, o foco são as “Economias Urbanas Resilientes e o potencial das cidades como propulsoras de um crescimento inclusivo, verde e sustentável”.
Mas sabemos que para chegar a esse objetivo será preciso enfrentar uma série de desafios – desde choques econômicos e emergências climáticas crescentes até o aumento das desigualdades.
Que tenhamos a consciência de que cada pequeno ato pode fazer a diferença – plante uma árvore, tenha um jardim em casa, evite o desperdício, apoie iniciativas de economias circulares, junte-se a vizinhos e transformem espaços livres em pequenas florestas urbanas.
E lembre-se conservar a natureza é sempre a melhor saída, principalmente em situações como recentemente assistimos – as ondas de calor.
Que todos – animais e humanos tenham o direito à um habitat seguro, resiliente e sustentável! Vamos valorizar os espaços naturais que temos ao nosso redor e, também o nosso Pantanal, que é morada de milhares de animais!