PT | EN | ES

Dia Internacional das Reservas da Biosfera – 3 de novembro

O dia 3 de novembro é celebrado como o Dia Mundial das Reservas da Biosfera. Esse título foi dado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na década de 1970, para áreas especiais, onde a natureza, a biodiversidade e os meios de vida locais são protegidos e valorizados. Nos locais considerados “reservas da biosfera”, as pessoas trabalham para cuidar da vida silvestre e dos ecossistemas, mas também utilizam os recursos de maneira sustentável para subsistência e renda. Em outras palavras, são “zonas seguras”, onde a natureza e as pessoas podem coexistir em harmonia.

Atualmente, existem 738 Reservas da Biosfera em 134 países, organizadas como parte do Programa Homem e Biosfera da agência da ONU. Elas cobrem mais de 5% da superfície terrestre. A maior do mundo está no Brasil e é a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, segundo informações da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB). Ela engloba quase 90 milhões de hectares, abrangendo 17 estados brasileiros.

E nosso Pantanal não poderia ficar de fora. O bioma também foi reconhecido internacionalmente como Reserva da Biosfera, Patrimônio da Humanidade, além de ser um Patrimônio Nacional do Brasil.

As Reservas da Biosfera são extremamente importantes pois contribuem para conservação da biodiversidade, fomentam o desenvolvimento econômico sustentável do ponto de vista sociocultural e ecológico e criam condições para a produção e difusão do conhecimento científico e tradicional, para a educação ambiental e o monitoramento nos campos da conservação.

Saiba mais sobre a Reservas da Biosfera do Pantanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas