PT | EN | ES

Novo sistema de monitoramento vai alertar sobre área queimada no Pantanal

Será lançada até o final deste mês a plataforma ALARMES (Alerta de Área queimada com Monitoramento Estimado por Satélite), do LASA/UFRJ. A informação foi apresentada pela Dra. Renata Libonati, coordenadora do LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), durante o evento do Observatorio Pantanal sobre “Rede de pesquisas científicas sobre fogo no Pantanal”.

Em 2020, a plataforma, ainda em sua fase de protótipo, foi de extrema importância para os órgãos ambientais combaterem os incêndios florestais no Pantanal. O diferencial do alerta está na informação que ele gera, não são focos de calor, mas sim a extensão da área queimada, incluindo a data do ocorrido. 

“O sistema surgiu da necessidade de nós termos alertas rápidos de queimadas, porque até então o que nós tínhamos no Brasil era alerta de focos de calor. O sistema atende, quase em tempo real, o que isso significa, a área que queimou ontem, nós damos a informação hoje. Nós conseguimos apresentar em um curto período a informação da localização e a extensão da área queimada”, explica Renata.

O feedback dos parceiros foi importante para validar as informações da ALARMES e revelar sua utilidade em diferentes níveis de ação. “O sistema se revelou útil tanto no planejamento quanto na gestão e, em estudos da origem, severidade e recorrência, nos casos de perícia. Conseguiu passar a real dimensão do problema e a evolução dos incêndios”, explica Renata Libonati 

A comunicação com a sociedade também foi beneficiada pelo novo modelo de alerta. Pois com as informações em hectares ou m² foi possível exemplificar a extensão da área queimada equivalente a campos de futebol, ajudando assim na compreensão do real problema que estava acontecendo no Pantanal.

A nova plataforma irá trazer alertas diários de áreas queimadas no Pantanal, Cerrado e Roraima, baseados em imagens de satélite mostrando a localização, extensão e data das áreas afetadas pelo fogo. Informações como sobreposição de Unidades de Conservação, Terras Indígenas e municípios, além de comparações com dados históricos também estarão disponíveis.

A plataforma ALARMES, uma iniciativa do LASA/UFRJ, iniciou, em 2018, com o Projeto Andurá financiando pelo CNPQ/Prevfogo. Agregou o bioma Cerrado com o “Projeto Pesquisa e desenvolvimento para geração de sistema de alerta diário de áreas queimadas para o Cerrado”, que conta com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF) e têm parceria com Greenpeace e WWF Brasil.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas