A Ecoa, uma das organizações que integram o Observatorio Pantanal, tem como uma de suas agendas prioritárias o desenvolvimento sustentável das comunidades pantaneiras. A instituição alia o conhecimento local ao conhecimento científico com objetivo de melhorar a qualidade de vidas das famílias e promover a conservação do ambiente.
Nas comunidades onde a Ecoa atua, são elaborados produtos a partir da Bocaiuva, Laranjinha de Pacu, Aguapé, Acuri, Jaracatiá, Baru e Mel. O trabalho é feito em especial por mulheres dessas comunidades.
Ao longo dos anos e com apoio de diversos parceiros, a Ecoa atuou para aprimorar o trabalho com frutos nativos. Com intuito de fortalecer e articular as mulheres que trabalham com produtos da sociobiodiversidade, em 2015 foi criada a Rede de Mulheres Produtoras do Pantanal e Cerrado.
O extrativismo sustentável e o trabalho com produtos da sociobiodiversidade agrega renda para diversas famílias, além de incentivar o protagonismo dessas comunidades e o empoderamento feminino.
Leia mais sobre cada iniciativa
Foto: ECOA