PT | EN | ES

Iniciativa garante captação e tratamento de água na Serra do Amolar

A partir de agora, o bombeamento e tratamento da água contam com energia limpa

Nossos membros do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), com a ajuda de parceiros, conseguiram substituir todo o sistema de captação das três áreas que gere na Serra do Amolar – as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) Acurizal, Engenheiro Eliezer Batista e o Sítio Serra Negra, bem como o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. Com a mudança, agora, toda a energia usada para o bombeamento e tratamento da água é feito com o uso de energia limpa. Até então, eram utilizadas bombas e geradores que dependiam de combustível para funcionar.

Além de contribuir para a conservação do Pantanal, já que a energia gerada pelas placas solares instaladas não polui, é renovável, limpa e silenciosa, o IHP e o Parque Nacional Mato-grossense, gerido pelo ICMBio, terão uma economia anual de mais de R$ 50 mil. O valor era usado para a aquisição de combustível.

“Falamos muito sobre a necessidade de conservação do Pantanal. E, para nós, era muito importante que fizéssemos o dever dentro da nossa própria casa também. Por isso, a contribuição dos nossos parceiros para que este projeto de adoção de energia limpa se tornasse realidade foi fundamental”, afirma o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.

A instalação das placas solares para gerar energia para o bombeamento e tratamento da água vai beneficiar, além do meio ambiente, os funcionários do IHP que moram nas áreas e também todos os visitantes que frequentam as bases do instituto na região, como pesquisadores e turistas que chegam até a região pelo Amolar Experience.

A iniciativa também será fundamental para o reflorestamento das áreas atingidas pelos incêndios de 2020. A água bombeada tem sido utilizada no viveiro de mudas instalado na Serra do Amolar, que tem produzido as mudas que serão plantadas para recuperação da vegetação local.

O projeto contou com o apoio da Agromamoré, CENEGED e Energisa. O diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, destaca a importância da iniciativa.

“O projeto de levar energia solar para o Pantanal nos aproximou de regiões localizadas nas áreas mais remotas e a presença da Energisa não só tem gerado oportunidades com a aplicação de fontes renováveis, mas principalmente, ensinado sobre as necessidades das pessoas que vivem e cuidam do bioma. O Ilumina Pantanal gerou transformação e revolução na vida de indígenas, ribeirinhos, colonos e produtores rurais atendidos pelo programa. A parceria da concessionária com o IHP tornou possível a utilização da energia limpa em um processo de conservação ambiental e geração de renda, ação que está diretamente ligada a um dos principais eixos de negócio da Companhia, que é o desenvolvimento sustentável”, afirma Vinhaes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas