PT | EN | ES

Frente Parlamentar Em Defesa do Pantanal será lançada em Brasília

No próximo dia 02 de agosto, às 8h30 (horário de Brasília), acontece o lançamento da Frente Parlamentar Em Defesa do Pantanal. A iniciativa é da deputada federal Camila Jara (PT/MS) e tem como objetivo discutir políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma. O evento será no restaurante do Senac, no 10 andar, na Câmara Federal em Brasília (DF).

A nova frente chega em um momento bastante importante, uma vez que, na última semana, com o lançamento de dados do Mapbiomas, ficou constatado que o ritmo de desmatamento no Pantanal, principalmente para Mato Grosso do Sul atingiu níveis recordes, comparado ao ano anterior.

De acordo com a assessoria, a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal vai focar em produzir legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra o avanço das práticas nocivas da agropecuárias, que contam com forte ação humana para abrir novas áreas de plantio e de pastagens e têm causado desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.

Para a deputada Camila Jara, a criação da Frente representa um marco importante na história do bioma e se conecta com o futuro. “A gente que cresceu em contato com o Pantanal e com o Cerrado sabe bem qual o impacto da natureza na qualidade de vida das pessoas. Temos que ampliar a discussão sobre desenvolvimento sustentável, créditos de carbono e turismo de base comunitária porque trazem benefícios econômicos diretos para nosso povo enquanto conservam o ambiente. Mas para nós, é mais do que economia. É a garantia de futuro para nossas crianças e para as gerações que virão”, reiterou a deputada.

A ideia é que os trabalhos da Frente produzam uma legislação federal para o Pantanal, a partir de escuta ativa das pessoas que vivem no bioma ou são afetadas por ele, como rodas de conversa, plenárias e audiências públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas