PT | EN | ES

Como será o El Niño no Pantanal esse ano?

Por SOS Pantanal

As últimas tendências mostram a forte influência do fenômeno El Niño no Brasil, incluindo a região do Pantanal. Nesse texto vamos entender as diferenças desse impacto na região Norte e Sul do bioma, bem como discutir o que os dados nos contam sobre estas estimativas. Entender quais os eventos podem influenciar o clima é essencial para discutirmos onde no Pantanal merece a nossa atenção.

O QUE É O EL NIÑO?
O El Niño é um fenômeno climático que afeta o clima em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil. Esse evento é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, resultando em mudanças nos padrões de temperatura e precipitação atmosférica em diversas regiões do planeta.

Durante o El Niño, a temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial torna-se mais quente do que o normal. Esse aquecimento está relacionado com alterações nos padrões de circulação atmosférica e oceânica, influenciando as condições climáticas em várias partes do mundo.

Esse vídeo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) faz um ótimo resumo sobre o fenômeno. Confira: https://youtu.be/nQEolCG6vYw

Porém, é importante ressaltar que as consequências provocadas por esse fenômeno possuem efeitos diferentes dependendo da região do Brasil. Nós te explicamos no próximo tópico!

O EL NIÑO NO BRASIL
No caso específico do Brasil, o El Niño pode provocar diferentes efeitos dependendo da região. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o fenômeno está associado a uma redução da precipitação, trazendo períodos de estiagem mais fortes. Essas variações climáticas podem ter impactos significativos na agricultura, no abastecimento de água e na economia em geral.

Por outro lado, o El Niño pode resultar em um aumento na quantidade de chuvas na região Sul do país, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, não existem evidências de efeitos no padrão característico das chuvas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): “No Brasil, em anos de El Niño, geralmente, a chamada corrente de jato subtropical (ventos que sopram na região subtropical de oeste para leste, se posicionando a 10 km de altitude) é intensificada, bloqueando as frentes frias sobre a Região Sul do País e causando excessos de chuva nos meses de inverno e primavera. Nas regiões Norte e Nordeste, há uma diminuição das chuvas nos meses de outono e verão, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, não existem evidências de efeitos no padrão característico das chuvas.”

Em resumo: o El Niño normalmente aumenta a quantidade de chuva nas regiões Sul e traz seca nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Como o El Niño deve afetar o Pantanal esse ano?

O El Niño está forte este ano. A tendência é que na parte Norte do Pantanal e seu entorno, na Bacia do Alto Paraguai, a região fique bem mais seca e suscetível ao fogo.

No que se refere a parte Sul, a tendência é mais otimista porque houve ocorrência de chuvas em outras microbacias que banham o Pantanal.

Leia o texto sobre as queimadas: Comparando os incêndios de 2020 com 2021 no Pantanal: o que mudou?

Leia mais no SOS Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas