A brigada é formada apenas por mulheres que residem na região do Paraguai-Mirim, no município de Corumbá, Mato Gorro do Sul. A capacitação foi realizada pelo PrevFogo/Ibama entre os dias 4 e 5 de setembro. O grupo formado por sete mulheres batizou a brigada como Brigada Ilha do Baguari.
As atividades foram realizadas na sede do Instituto Agwa, parceiro do nosso coletivo, que deu todo o suporte logístico local. A iniciativa e a articulação é resultado do trabalho conjunto das instituições Ecoa e WWF-Brasil, que também fazem parte do Observatorio Pantanal.
As mulheres estão presentes e atuantes na prevenção e combate ao fogo no Pantanal. Brigadas comunitárias formadas no Pantanal da Bolívia e Paraguai também contam com a força feminina.
As organizações-membro do Observatorio Pantanal têm trabalhado desde o início deste ano para a formação de novas brigadas e capacitação das já existentes. Embora os incêndios continuem, agora há uma resposta mais rápida e eficiente.
O esforço coletivo está funcionando e você pode colaborar também, por meio de doações para as organizações que desenvolvem um trabalho sério no Pantanal. Conheça as ações da ECOA, WWF-Brasi, SOS Pantanal, Ecotropica, Fan Bolívia, Guyra Paraguay, WWF-Bolívia e WWF-Paraguay
Foto: Victor Hugo Sanches