PT | EN | ES

Áreas protegidas no Pantanal terão plano estratégico para conservação

Mais de 70 especialistas participaram do Workshop Virtual Áreas Protegidas no Pantanal, realizado entre os dias 28 e 30 de junho. O encontro foi o início para elaboração de um planejamento estratégico para áreas protegidas no bioma.

Os profissionais discutiram sobre as oportunidades para a conservação do Pantanal e proteção das populações que vivem no território (comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas). A partir das discussões, o grupo vai gerar um relatório que servirá de base para o plano estratégico, que será publicado em julho.

Como ponto de partida para o debate, o grupo utilizou o estudo desenvolvido pelas pesquisadoras do IPÊ, Angela Pellin, Jussara Reis e Giovana Dominicci sobre a relação entre a conservação do Pantanal e as áreas protegidas. Elas analisaram as características das áreas protegidas públicas e privadas, além de instrumentos de proteção existentes na região, identificando as fortalezas, fraquezas e as oportunidades no bioma.

As organizações não governamentais ECOA, Instituto SOS Pantanal e WWF-Brasil, membros do Observatorio Pantanal, participaram do evento. Também estiveram presentes profissionais que atuam em mais de 20 iniciativas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além de integrantes de redes nacionais e internacionais.

O workshop foi realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, junto com Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI), The Pew Charitable Trusts,  Embrapa Pantanal e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio).

Clique aqui e leia mais.

Fonte: Ecoa

Foto: Flávio André de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas