No último dia 21 de abril, nossos membros da Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN) apresentaram a primeira coleção de mapas anuais sobre a mudança da cobertura e uso do solo da Bolívia, através da plataforma Mapbiomas, destacando suas aplicações na avaliação do desmatamento anual na escala do país. O objetivo é fornecer dados à sociedade civil, às autoridades locais e governos para a tomada de decisões sobre o futuro das florestas.
Entre 1985 e 2021, a Bolívia perdeu 8 milhões de hectares de vegetação nativa, o que corresponde a 7,9% do território. Por outro lado, o uso pela agropecuária aumentou de 2,8 milhões em 1985 para 10.8 milhões de hectares em 2021.
Assim como houve o aumento na mudança de uso do solo, o desmatamento reduziu a cobertura vegetal de 63 a 55 milhões de hectares até o ano de 2022. 12,5% das florestas bolivianas foram transformados para o uso agropecuário e desenvolvimento de infraestrutura. E 79% do desmatamento se concentra na região de Santa Cruz.
As informações do Mapbiomas Coleção 1.0 “Olhando o passado para trazer o futuro das florestas” foram divulgadas na Feira Fexpocruz, na última sexta-feira (21) e podem ser assistidas no link do canal do youtube de Raisg: https://www.youtube.com/watch?v=D7NYHDDuBu8.
A Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN) é uma organização privada, sem fins lucrativos que atua na área ambiental boliviana há mais de 33 anos e faz parte do Observatorio Pantanal. Saiba mais sobre a FAN.
Foto: FAN/ M. Quintanilla