PT | EN | ES

Licença para construção de portos no Pantanal é destacada na Nature

O tema da licença prévia para a construção do porto em Cáceres, no Pantanal, ganhou repercussão internacional com a publicação do artigo publicado na prestigiada revista científica Nature nesse mês.

Intitulado “Licença de porto no Pantanal ameaçaria a maior planície tropical do mundo” (tradução do inglês), o texto é um alerta para o mundo sobre as possíveis consequências da instalação de portos nessa região, uma vez que serviria para exportar soja pelo Pantanal por meio de dragagens no rio Paraguai.

Entre os autores, está nossa membro, Débora Calheiros, da Embrapa Pantanal/MPF e do Fórum Nacional da Sociedade Civil (FONASC) e o professor Fearnside, que foi reconhecido como Prêmio Nobel da Paz por sua participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.

No mês passado, o Observatorio Pantanal se uniu a mais de 160 entidades ao assinar uma carta-denúncia ao projeto de instalação do referido porto, organizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).

Parabenizamos os autores do artigo e em especial à membro do Observatorio Pantanal, por dar visibilidade a esse tema tão relevante. Na semana em que comemoramos o Dia da Água (22 de março), esse alerta internacional chama a atenção para cuidarmos e protegermos as nossas águas, em especial, os nossos rios!

O artigo está disponível no site da nature no link https://www.nature.com/articles/s41559-022-01724-z

Foto ilustrativa: Jean Fernandes/ECOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas