PT | EN | ES

Fogo atinge casa de morador no Pantanal e passa próximo de escolas ribeirinhas

A terça-feira, 21 de setembro, foi marcada por tensão, mas também pela dedicação do trabalho de todos envolvidos no combate aos incêndios no Pantanal, no estado de Mato grosso do Sul. Com a mudança do vento, os focos de calor ganharam força e se alastraram atingindo a casa de um morador e colocando em risco a Escola Rural de Ensino Fundamental Paraguai-Mirim e outras casas próximas da área conhecida como Porto de Laranjeiras.

A Brigada Pantanal do Prevfogo/Ibama junto com o Corpo de Bombeiros foram os responsáveis pelo combate na área da escola. Infelizmente, mesmo com todos os esforços, a casa de um morador foi atingida. Segundo informações do PrevFogo, os incêndios estão controlados e sendo monitorados na região do Paraguai-Mirim.

Mas a atenção está redobrada. De acordo com o coordenador da Brigada Alto Pantanal, Bruno Agueda, o vento sul continua, apesar de mais fraco, e pode chegar na Serra do Amolar, atingindo a RPPN Engenheiro Eliezer Batista. “Existe um foco na Bolívia e como está um vento sul, ele empurra o fogo para nossa RPPN. E, o outro foco está na área da fazenda Santa Tereza, no Porto Sucuri, e o vento também traz esse fogo para nossa área”, explica.

Os focos de calor na região do Paraguai-Mirim surgiram no início de setembro e desde então estão sendo controlados e monitorados pelo Corpo de Bombeiros, PrevFogo/Ibama e pelas brigadas comunitárias. Porém, no último final de semana a quantidade e intensidade dos focos aumentaram e foram em direção a comunidade do Porto Laranjeiras e da Escola Rural de Ensino Fundamental Jatobazinho.

A equipe de brigadistas da escola, que faz parte das Brigadas Pantaneiras, junto ao Corpo de Bombeiros, o Ibama/PrevFogo e a Brigada Alto Pantanal atuaram no combate. A região do Paraguai-Mirim é uma região de difícil acesso, são aproximadamente 3 horas de barco saindo da cidade de Corumbá.

O trabalho desenvolvido pelas brigadas comunitárias são de extrema importância, principalmente, nas regiões de difícil acesso. Pois são esses grupos que realizam o primeiro combate, evitando que o fogo se alastre, até a chegada dos Bombeiros e brigadistas do PrevFogo/Ibama.

Desde o início do ano as organizações que integram o Observatorio Pantanal estão, com apoio do PrevFogo/Ibama, formando e equipando brigadas comunitárias. O Instituto Homem Pantaneiro, a ECOA e o Instituto SOS Pantanal estão presentes na região do Paraguai-Mirim e Serra do Amolar, atuando no combate e monitorando os focos de incêndios, por meio das brigadas comunitárias: Alto Pantanal, Brigada Pantaneira Jatobazinho, Brigada feminina Ilha do Baguari e Barra do São Lourenço.  O Pantanal passa por mais um momento difícil e as organizações que trabalham em defesa do bioma precisam da sua ajuda. Conheça as instituições, faça a sua doação e ajude a causa.  

Foto: Sérgio Barreto/Instituto Homem Pantaneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas