PT | EN | ES

Focos de calor tornam-se incêndios de grandes proporções no Pantanal

O incêndio que começou no dia 7 de agosto no Pantanal, na região do município de Poconé (MT), já queimou quase mil hectares, informou o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalharam para combater as chamas, que se espalharam rapidamente por causa do vento e do tempo seco. As chamas atingiram vegetação nativa e pastos naturais.

Devido a intensidade do incêndio o Corpo de Bombeiros pediu reforço à Defesa Civil do Mato Grosso, que enviou dois aviões para ajudar na contenção das chamas. As aeronaves chegaram na tarde do dia 9.

Este é o maior incêndio registrado desde o início do período da seca deste ano. O fogo teve início em um trator de uma fazenda, no km 47 da Rodovia Transpantaneira, que naquele momento era usado na produção de faixas de aceiros no campo.

O IPAM ressalta que a existência de áreas de campo vastas e algumas ilhas de floresta no Pantanal, somada ao fator vento, contribui para direcionar o fogo e faz com que o incêndio se espalhe mais rapidamente e fique fora de controle.

Últimos números de focos de calor

Mapa elaborado pelo Instituto SOS Pantanal

Segundo o monitoramento realizado pelo Instituto SOS Pantanal, organização-membro do Observatorio Pantanal, entre os dias 4 e 11 de agosto foram detectados 222 novos focos de calor em todo o Pantanal, com uma área de 53.125 hectares consumidos pelo fogo (equivalente a quase 53 mil campos de futebol).

Neste ano, até o momento, tem-se um total de 149 mil hectares queimados. Com o clima mais quente e seco os focos de calor estão se propagando mais rápido. O esforço para que o Pantanal não queime é coletivo.

Acompanhe nossas redes sociais @observatoriopantanal para ficar atualizado sobre o que acontece em nosso Pantanal.

Com informações do G1 e Instituto SOS Pantanal

Foto: Jornal da Record

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas