PT | EN | ES

Manejo Integrado do Fogo é utilizado no Pantanal

foto_MIF_julho_2021_Sesc_Pantanal

O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma importante técnica que está ganhando espaço com objetivo de evitar ou controlar os incêndios no Pantanal.

Este manejo já vem sendo executado desde janeiro de 2018 na reserva indígena Kadiwéu, localizada em Mato Grosso do Sul, por meio do Projeto Noleedi, iniciativa desenvolvida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Prevfogo/Ibama. Os resultados do Projeto vão dar uma direção de qual é a melhor época para se fazer o manejo do fogo no Pantanal gerando menor impacto na fauna e na flora.

Outro projeto que irá implantar o MIF como prevenção a incêndios iniciou, no dia 13 de julho, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal. Além da reserva, localizada em Barão de Melgaço, outras duas áreas em Mato Grosso do Sul farão parte do experimento neste mês. A escolha dos locais da pesquisa considerou a prevalência da flora nativa e os diferentes níveis de inundação: Corumbá (MS) onde alaga muito, RPPN Sesc Pantanal (MT) com inundação intermediária e Terra Indígena Kadiwéu (MS) que não alaga.

A implantação do MIF é multidisciplinar e envolve 17 instituições: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ibama/Prevfogo, ICMBio/Centro de Educação Profissional, INPE, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Embrapa Pantanal, Mulheres em Ação no Pantanal, (Mupan)/GEF Terrestre, Smithsonian Institution, UFMG, UFRN, UFRJ, UnB, USP, UERJ e UFRGS.

A Mupan e o projeto Noleedi integram Observatorio Pantanal. A rede tem promovido discussões entre os diferentes atores e feito recomendações ao poder público para que seja destinado recursos orçamentários para a realização de pesquisas, pelas instituições oficiais, sobre prevenção de fogo, recuperação ambiental, recursos hídricos, serviços ecossistêmicos e temas afins no bioma Pantanal.

Manejo Integrado do Fogo

O uso do fogo como aliado já é utilizado em todos os outros biomas existentes no Brasil e em unidades de conservação dos Estados Unidos, África e Austrália. O MIF reúne um conjunto de técnicas que trabalha com três pilares essenciais: a ecologia do fogo (os principais atributos ecológicos do fogo); a cultura do fogo (necessidades e impactos socioeconômicos) e o manejo do fogo (prevenção, supressão e uso do fogo). Com isso, busca-se compatibilizar as necessidades sociais, as tradições culturais e características ecossistêmicas para a conservação da natureza.

Entre as técnicas que compõe o MIF está a queima controlada, realizada ao fim do período chuvoso e início do período da seca. Essa ação simula uma queima natural com que as áreas de savana normalmente estão habituadas, e tem como um dos objetivos eliminar a vegetação seca para melhorar as condições de controle dos incêndios na estação seca.

Mais informações sobre os projetos em @sescpantanal e noleedi.blogspot.com/

Foto: Assessoria SESC Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas