PT | EN | ES

Parceria entre ONGs e fazenda resulta em novas brigadas comunitárias no Pantanal da Nhecolândia

Desde março de 2021, iniciativas de formação e estruturação de brigadas comunitárias no Pantanal têm sido uma realidade. Trata-se da atuação da sociedade civil com órgãos ambientais na prevenção de incêndios. Nesse mês de julho, a formação de novas brigadas acontece na Fazenda Baías das Pedras e nas propriedades vizinhas, que estão localizadas na região do Pantanal da Nhecolândia.

A iniciativa é do ICAS – Instituto de Conservação de Animais Silvestres, organização que integra o Observatorio Pantanal, em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a Fazenda Baía das Pedras. A formação de brigadistas irá atender 10 fazendas da região, cobrindo uma área de 1.500 km².

De acordo com o zoólogo, PhD em Manejo da Biodiversidade pelo Instituto de Conservação e Ecologia de Durrell (DICE) e fundador do ICAS, Arnaud Desbiez, essa iniciativa irá treinar e equipar 10 fazendas no entorno da Baía das Pedras, de modo que essas brigadas possam prevenir e combater futuros incêndios, incluindo as regiões onde são realizados os estudos do maior projeto de conservação de longo prazo da anta brasileira e o primeiro projeto de longo prazo sobre o tatu-canastra, feitos pelo IPÊ e ICAS, respectivamente. 

“Além de promover o empoderamento das comunidades locais, esperamos que essa ação possa auxiliar para evitar os incêndios na região, pois sabemos que o fogo sempre fez parte do manejo das pastagens. Mas é muito importante que as pessoas tenham o conhecimento e também os equipamentos necessários para poder controlar esse manejo, evitando que o fogo se alastre e possa se tornar um grande incêndio,” explicou Arnald.

Esta será́ a primeira iniciativa de combate a incêndios de base comunitária na sub-região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense e terá́ como base a fazenda Baía das Pedras, que além de liderar, também irá guardar e manter os principais equipamentos, como, por exemplo, uma caixa d’água portátil de 5 mil litros e duas motobombas, que poderão ser transportados com urgência para as fazendas vizinhas.  A união de organizações e as iniciativas de política públicas são essenciais para a conservação da biodiversidade pantaneira.

Conheça mais sobre os projetos coordenados pelo ICAS por meio das redes sociais @projetotatucanastra e @bandeirasrerodovias.

Com informações ICAS

Foto: Divulgação ICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas