PT | EN | ES

Especialistas discutem o futuro do Pantanal em evento ao vivo

Conferência Pantanal ocorre na quarta-feira (04/11) às 18h no horário de Brasília com transmissão no Facebook da Ecoa

“Prevenção, Apoio e Recuperação”. São esses os três eixos formadores do PAR, que coordenam importante discussão pública que ocorre nesta quarta-feira (04/11) e une especialistas dos três países que compõem o Pantanal: Brasil, Bolívia e Paraguai.

Confira os temas e palestrantes da Conferência Pantanal:

João Mazini – “Comitiva Esperança, o poder da mobilização”.
João Mazini é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, e construiu sua carreira entre a produção de programas de TV e o marketing digital. Em Março de 2020, volta a Campo Grande onde cria a Comitiva Esperança, projeto que vem prestando auxílio às comunidades tradicionais do Pantanal.

André Luiz Siqueira – “A Prevenção contra incêndios no Pantanal – preparar 2021 agora”.
André Luiz Siqueira coordenou ações de suporte ao combate a incêndios no Pantanal em diferentes regiões, mas principalmente no Pantanal do Amolar, na região entre MS e MT. Como presidente da Ecoa, tem uma larga experiência sobre as queimadas no Pantanal e prioriza a formação de brigadas voluntárias das populações locais e no trabalho preventivo em articulação com instituições públicas como o Prevfogo e o Ministério Público Federal.

Solange Ikeda – “Restauração ecológica no Pantanal”.
Bióloga, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Doutora pela Universidade Federal de São Carlos em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais). Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso no Departamento de Ciências Biológicas e no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e PROFÁGUA. Atua na área de ecologia vegetal, restauração ecológica com foco no Pantanal e suas conectividades.

Jorge Daneri (Argentina) – “Pantanal e um universo – o Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas”.
Jorge Daneri é advogado ambientalista argentino, escritor e poeta. Foi um dos fundadores e fez parte da coordenação da Coalizão Internacional Rios Vivos. Um dos focos de sua atuação é o Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas e as imensas possibilidades que oferece para a Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Laercio Machado de Sousa –“Áreas protegidas, um instrumento de recuperação do Pantanal”.
Laercio Sousa é uma referência sobre Unidades de Conservação no Pantanal, pois é o presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal e o Ponto Focal da Rede de Reservas da Biosfera do Brasil. É consultor da Jataí Capital and Conservation e coordena, atualmente, o Projeto Reservas Privadas do Cerrado – FUNATURA/CEPF.

Carlos Pinto (Bolívia) – “Incendios forestales em el Pantanal: percepciones e realidades”.
Carlos Pinto é um dos maiores especialistas em incêndios florestais da América do Sul. Acompanha regularmente a situação climática e seus efeitos nos territórios comuns entre Bolívia, Brasil e Paraguai. Carlos é engenheiro florestal, com mais de 15 anos de experiência no gerenciamento de incêndios. É Membro da Rede Sul-Americana de Incêndios Florestais e, atualmente, é gerente de projetos da Fundação Amigos da Natureza, em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia.

Diego Javier Coimbra Molina (Bolívia) – “Cenários para o extrativismo na Chiquitania em contexto de pandemia e mudanças climáticas”.
Especialista em Desenvolvimento de Produtos Florestais Não-Madeireiros. Responsável pelo programa Valorização Socioeconômica da Floresta na Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano – FCBC. Possui conhecimento extensivo da flora nativa da região, particularmente nos seus aspectos etnobotânicos. Como chefe do Programa de Valorização Socioeconômica da Floresta na FCBC, promoveu a investigação e desenvolvimento de vários recursos selvagens da floresta tropical seca da Bolívia, tais como “Almendra Chiquitana” (Baru) (Dipteryx alata), “Cusi” (Babaçu) (Attalea speciosa), “Copaíba” (Copaíba) (Copaifera langsdorffii) entre outros. Desenvolveu guias didáticos sobre recursos nativos com potencial económico, e publicou o Guia de Frutos Silvestres Comestíveis da Chiquitania, e o Guia para a gestão, uso e cultivo da Amêndoa Chiquitana (Dipteryx alata).

Oscar Rivas – “Pantanal, Gran-Chaco e Cambio Climático – um desafio comum”
Ex-ministro do Ambiente do Paraguai, Oscar Rivas é assessor tecnopolítico da Sobrevivencia Amigos de la Tierra Py, Diretor do Instituto Socioambiental del Sur e professor da Universidad Nacional de Asunción.

Entenda – Os incêndios que assolaram e ainda assolam o Pantanal em 2020 deixaram um quadro sem precedentes de destruição ambiental, alterando os meios de subsistência de milhares de famílias, que são calcados no extrativismo. Na emergência, que se uniu ao quadro de pandemia de Covid-19, famílias precisaram de alimento e água e só com doações esses recursos conseguiram alcançar as comunidades.
Além disso, a atividade que mais gera renda na região, o turismo, não voltará à normalidade no curto prazo. Dessa forma, a reflexão se impõe: como recuperar os ecossistemas pantaneiros?
O ponto de partida dessa discussão é o eixo PREVENÇÃO, para que em 2021, caso se mantenha o quadro de emergência climática com águas baixas no Pantanal, a tragédia não se repita.

A Conferência Pantanal – PAR – será transmitida ao vivo pelo Facebook da Ecoa às 18h no horário de Brasília e 17h no horário do Pantanal.
Mais informações no site da Ecoa.

Foto de capa: André Zumak/IHP

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas