PT | EN | ES

Conheça a Rede Pantanal, uma iniciativa em prol do bioma

Via Ecoa

A Rede Pantanal é uma organização com larga história e formada por organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. Constitui uma importante referência para a sociedade civil, promovendo a participação e representatividade nos processos de planejamento e iniciativas relacionadas ao Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.

Sua criação deu-se às margens do rio Paraguai durante a “I Expedição Fluvial Rio Paraguai Suas Águas Sua Gente”, no dia 25 de abril de 2002, no município de Cáceres, em Mato Grosso, Brasil. Em agosto do mesmo ano, a Rede foi institucionalizada durante uma assembleia que reuniu 30 entidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em Miranda (MS).

A Rede é resultado de um amplo processo de articulação entre organizações e atores que dividem uma preocupação comum: encontrar alternativas adequadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das populações e garantir a manutenção de uma das mais importantes regiões – o Pantanal, reconhecido como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. Seus membros entendem ser de extrema importância o desenvolvimento de uma visão global que considere aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais e que promova o Planejamento Integral para o Pantanal.

Ao produzir e fornecer aos seus membros conhecimento e informação de credibilidade pretende elevar as capacidades de análise crítica e intervenção das organizações-membro frente aos processos de degradação ambiental e social do Pantanal, em especial, as represas, o desmatamento, queimadas, uso de agrotóxicos, a Hidrovia Paraná-Paraguai, a Rota Bioceânica e também a mineração.

Atualmente, a Rede é formada por 35 organizações e a Ecoa é responsável pela Secretaria Executiva. Entre suas últimas realizações estão o apoio à carta para a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre as represas na BAP e a realização de eventos sobre questões-chave para a conservação do Pantanal. Além disso, a permanente troca de informações.

Com informações Rede Pantanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas