PT | EN | ES

Rede trabalha na prevenção de eventos climáticos extremos no Pantanal

Foto: Aguinaldo Silva
Informações ECOA

Você já ouviu falar na Rede Clima Pantanal? A rede foi desenvolvida pela Ecoa, membro do Observatorio Pantanal, em novembro de 2014, a partir das principais demandas das comunidades e da sociedade, em especial por políticas públicas que tratem de medidas preventivas e adaptativas frentes aos eventos climáticos extremos ocorridos nos últimos anos.

A rede atua com prioridade na Bacia do Alto do Paraguai (BAP) e no Pantanal, e também busca a articulação e alianças com outras iniciativas que tenham ações no Sistema Paraná Paraguai de áreas úmidas e na Bacia do Rio da Prata.

Em 2016, entre as ações desenvolvidas pela rede, está a publicação de um plano elaborado junto às comunidades para a “Prevenção, Mitigação e Adaptação aos eventos climáticos extremos ocorridos no Pantanal”. Foram consideradas as cheias, secas vendavais, ciclones tropicais, geadas, estiagens prolongadas, chuvas de granizo, até alterações de temperatura. Eventos que causam grandes impactos em todo o planeta, e que se tornam desastres naturais e calamidades, devido ao grau de impacto ou prejuízo provocado ao homem.

Várias medidas do plano já foram aplicadas, como as casas adaptadas, implementação de atividades geradoras de renda e a criação de um Sistema de Alerta, que informa de maneira rápida e eficiente, as situações de emergência para os principais rios da Bacia do Alto rio Paraguai.

A Rede está aberta para novas adesões de organizações não governamentais, instituições governamentais, instituições de ensino e pesquisa e pesquisadores individualmente. Mais informações podem ser obtidas no site da ECOA ou pelo e-mail clima@riosvivos.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas