PT | EN | ES

Dia Mundial da Água alerta para o uso consciente deste recurso vital

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água, recurso essencial para todos os seres vivos. A água é um patrimônio do planeta, um dos direitos fundamentais do ser humano. Mas infelizmente, nem todos conseguem usufruir deste recurso vital, cuja distribuição tem ocorrido de forma desigual. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e 4,3 bilhões não dispõem de saneamento básico. E o futuro parece ainda mais alarmante, conforme estimativas do mesmo órgão: mais de dois terços da população mundial deverá sofrer com a falta de água em 2050 por conta do consumo excessivo de água para a produção de alimentos e para a agricultura, a degradação dos recursos naturais e os impactos climáticos.

Embora o Brasil seja um país abundante em água, por estar entre os países que mais possuem reservas de água doce do mundo, com biomas ricos como o Pantanal, é preciso cuidar e proteger este recurso natural. A maior área úmida do planeta precisa que suas nascentes estejam protegidas do desmatamento, de más práticas agropecuárias, das contaminações por falta de saneamento básico e pelo uso de agrotóxicos. Sem a conservação das nascentes, toda a biodiversidade está em risco.

Felizmente, existem algumas iniciativas “do bem” ocorrendo em todo o país e no mundo para reverter esse quadro alarmante. No caso do Pantanal, existe um projeto chamado Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, idealizado pelo WWF-Brasil em 2012 para conservar rios e nascentes. Atualmente, é composto por 60 entidades entre empresas, organizações não-governamentais, prefeituras e governo do estado de Mato Grosso. Além de recuperar nascentes, o Pacto beneficiou famílias com a instalação de biofossas, viveiros florestais, entre outros.

Não há mais tempo a perder. Todos precisam fazer a sua parte, utilizando a água com consciência, evitando desperdícios. Medidas simples fazem a diferença: reduzir o tempo do banho, fechar a torneira enquanto escova o dente e enquanto ensaboa o corpo, evitar lavar calçadas, verificar se há vazamentos nas torneiras, etc. O uso racional da água também é uma atitude de bom senso e solidariedade.

Vamos cuidar da nossa água! Esse recurso nos foi emprestado dos nossos ancestrais e temos o dever de resguardá-lo para as gerações futuras!

Foto: Edvaldo da Silva/WWF-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas