PT | EN | ES

Mulheres que atuam na conservação do Pantanal

Neste domingo (8), comemorou-se em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. A data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Mas nós sabemos que as mulheres são guerreiras em tudo o que fazem. Abrem caminhos, com seu amor, paciência e dedicação e conquistam feitos antes apenas reservados aos homens.

No Pantanal, não é diferente. Temos muitas mulheres para homenagear. Muitas delas, trabalham anonimamente todos os dias em suas comunidades, em meio às difíceis condições que o bioma impõe. Trabalham com isca, extrativismo, artesanato, culinária. Convivem em harmonia com o ambiente, do qual retiram o sustento de toda a família. São verdadeiras guardiãs do Pantanal!

Também temos mulheres liderando pesquisas, trabalhando com Ciência, um lugar antes restrito aos homens. Com sua dedicação, não só colecionaram diplomas, mas em seu trabalho diário fizeram muito mais que isso, chegando a tirar espécies de listas de extinção. Entre as várias cientistas renomadas, não podemos esquecer de nossas parceiras Neiva Guedes (Instituto Arara Azul), Flávia Miranda (Instituto Tamanduá), Patrícia Médici (Incab).

Com um sentimento de gratidão, queremos agradecer a todas as mulheres que atuam na conservação do Pantanal. Seja contribuindo de forma anônima em sua lida diária no campo ou em suas comunidades, seja nas universidades, o Observatorio Pantanal reconhece o valor de cada uma de vocês e sua contribuição para o bioma!

Nosso muito obrigada a todas as mulheres que colaboram com a conservação do Pantanal!

Foto: Victor Hugo Sanches/ECOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas