PT | EN | ES

Dia Mundial das Áreas Úmidas será celebrado com eventos no Pantanal

Neste domingo (2) será comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi criada em 1997 para homenagear a Convenção sobre Zonas Úmidas, também conhecida como Convenção de Ramsar, realizada em 1971 na cidade iraniana. A ideia é chamar a atenção da sociedade, por meio de eventos e atividades, para a importância da conservação dessas áreas e para a necessidade do uso racional dos recursos naturais.

São Zonas Úmidas os pântanos, charco, turfa ou água, áreas de água doce, salobra ou salgada, que possuem papel fundamental na manutenção da biodiversidade e para a regulação do clima.

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta, é Reserva da Biosfera. Também recebeu o título de Sítio Ramsar por sua importância ecológica internacional.

E para celebrar a data, organizações, governos e sociedade civil realizam atividades em todo o mundo. No Pantanal, entre as ações que serão realizadas para marcar o dia estão os eventos no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá (MT) nos dias 1 e 2 de fevereiro, e no Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé (MT). As celebrações são realizadas pelo Sesc Pantanal, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), Centro de Pesquisa Pantanal e UFMT, em parceria com a Wetlands International Brasil.

Mais informações podem ser obtidas no site da Mupan e do Sesc Pantanal.

Foto: Nicolas Ribas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas