PT | EN | ES

Cana-de-açúcar é ameaça ao Pantanal

O Pantanal tem sofrido com inúmeras ameaças nos últimos meses. Além dos incêndios recordes neste 2019, a notícia da autorização do plantio de cana, recebida às vésperas do Dia do Pantanal, revela que não há motivos para comemorar. O decreto Nº 10.084 permitiu não só que a cadeia da cana-de-açúcar se instale no Pantanal, como também na Amazônia e que seja realizado sem regulamentação nos demais biomas brasileiros.

A medida normativa preocupa especialistas, moradores do Pantanal e sociedade em geral, já que os efeitos do cultivo desta cultura para a biodiversidade e para os serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma podem ser catastróficos.

Diante disso, o Observatorio Pantanal, rede que reúne 33 instituições ambientais que atuam na conservação da Bacia do Alto Paraguai (BAP), lança, neste dia 12, Dia do Pantanal, seu posicionamento acerca deste decreto que  desconsidera todo o avanço do Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar, documento base que norteava e regulamentava a cultura da cana-de-açúcar no Brasil, elaborado com base na aptidão do solo (aptidão edáfica ou pedológica), Clima (aptidão climática – risco climático) e nas características da cultura.

Clique no link abaixo para ler o Posicionamento do Observatorio Pantanal.  

Foto WWF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas