PT | EN | ES

Acordo firmado entre MS e MT vai unir esforços no combate aos incêndios

Foi assinado ontem (30), durante Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais (Wildfire), acordo de cooperação entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para coordenar e executar ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais, que já devastaram pelo menos 50 mil hectares de vegetação nativa, desde o domingo (27), no Pantanal sul-mato-grossense, de acordo com o Governo do Estado.

Na ocasião do evento, organizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o secretário do Governo de Mato Grosso do Sul anunciou que haverá mais ações conjuntas com relação ao Pantanal e que estão realizando estudos para uma legislação única pró-Pantanal, incluindo temas como o Cota-Zero, Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros.

Ainda na tarde de ontem, a equipe de brigadistas de Mato Grosso do Sul recebeu o reforço de um avião Air Tractor, que veio do Mato Grosso, bem como um helicóptero da Polícia Militar, também deslocado para apoio às equipes para os pontos de maior intensidade. No momento, são várias áreas com focos de queimadas, como Porto Esperança, próximo à Corumbá (MS), o Morro do Azeite, na região de Miranda (MS) e até a Estrada-Parque (MS-184), conhecido como Passo do Lontra, onde se encontram vários atrativos turísticos.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as cidades de Corumbá, Aquidauana e Miranda apresentam o maior número de incêndios nos últimos dias. Mato Grosso do Sul está no topo da lista, com 799 focos registrados na última terça-feira (29), pelo Instituto.

O avanço das chamas à BR-262 também preocupa motoristas e deixa a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em alerta, após ter contabilizado focos de queimadas em vários pontos da rodovia, especialmente entre os km 620 e 700, na região de Corumbá.

Foto: Wildfire 2019/Paula Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas