Presidente da organização ECOA avalia a situação
Por ECOA
Nossos parceiros da ECOA produziram um material bastante interessante para tratar do aumento de chuvas que têm ocorrido no Pantanal nas últimas semanas, fenômeno que também tem se repetido em outras regiões do país. Abaixo, você pode ter acesso ao texto.
O alto volume de chuvas no Brasil desde o ano passado pode ser visto como positivo para regiões como o Pantanal. Nos últimos quatro anos, um quadro de seca severa impediu a tradicional cheia dos rios, onde a água dos cursos d’água transborda e inunda as planícies pantaneiras.
A vegetação extremamente seca e o aumento nas temperaturas potencializaram os incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos anos.
André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, avalia que a intensificação das chuvas é uma dádiva para o Pantanal. “Isto muda a situação e, em especial, auxilia no trabalho em relação aos incêndios. Provavelmente, essas chuvas vão contribuir muito para cheias localizadas. Com mais água no campo e mais umidade, diminui também a intensidade dos incêndios”.
Entretanto, André mantém o alerta para a possibilidade de incêndios no Pantanal, já que o rio Paraguai, principal responsável pela inundação das planícies, não demonstra sinais de recuperação significativa.
Na medição realizada pela Marinha em Bela Vista do Norte, a altura do rio se mantém abaixo da média. Além disso, relatos de ribeirinhos da Barra de São Lourenço afirmam que a altura do rio na região se mantém sem grandes alterações.
Leia o texto na íntegra aqui.