No dia do Pantanal, grupo diz que há pouco o que comemorar em razão das ameaças ao bioma
Cerca de 30 instituições ambientais estiveram reunidas, nesta terça-feira (12), pela primeira vez na história, em um evento de comemoração do dia do Pantanal na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Apesar dos esforços para a conservação do bioma, o grupo acredita que há pouco o que comemorar, diante de tantas ameaças à região, como o assoreamento do rio Taquari – um desastre ambiental sem precedentes, as queimadas, que nos últimos dois meses foram recorde, e a mais recente, a revogação do decreto que delimita as áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
Na ocasião, um dos convidados para compor a mesa, Márcio Yule, coordenador do Prev-Fogo Mato Grosso do Sul, relembrou algo que nunca irá esquecer – que a data foi instituída em 2015 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) depois de o ambientalista Francelmo atear fogo no próprio corpo (cena que Yule infelizmente presenciou) como forma de protesto contra as ameaças à maior planície alagável do planeta.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que coordenou a audiência pública, afirmou que “foi um erro o governo revogar este decreto (da cana-de-açúcar) ” e que a Câmara já está discutindo formas para reverter tal medida normativa.
Júlio Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal, do WWF, fez a leitura do posicionamento do Observatorio Pantanal, rede da qual é membro e que compõe mais de 30 organizações ambientais que atuam na conservação do bioma nos três países em que se localiza (Brasil, Bolívia e Paraguai). No documento, a rede se posiciona contrária à implantação da cultura da cana-de-açúcar devido aos inúmeros efeitos catastróficos que poderia causar.
Durante o seminário, representantes de instituições como Unesco, IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), Sesc Pantanal e Instituto SOS Pantanal, que também participaram do evento, apresentaram as ações de conservação que realizam e sinalizaram preocupação com o futuro da região.
Confira na íntegra a audiência pública do Dia do Pantanal na Câmara dos Deputados aqui.