PT | EN | ES

Pesquisadores descobrem lago escondido no Pantanal do rio Negro

Em sua edição 286, a Revista Fapesp de dezembro de 2019 traz uma descoberta até para os pesquisadores mais antigos do Pantanal. Um trabalho publicado em outubro na revista científica Earth Surface Processes and Landforms revelou a descoberta de um lago de grandes dimensões escondido sob um imenso tapete de plantas aquáticas, no Pantanal do rio Negro.

A região é bastante estudada há muitos anos por geólogos e geógrafos do Brasil e do exterior, que não contavam com uma área de quase 1.100 quilômetros quadrados, permanentemente alagada, mesmo em períodos de seca. Daí chegaram à conclusão que se tratava de um lago, com 3 a 4 metros de profundidade estimadas, que até então não havia sido descrito.

De acordo com um dos autores do estudo, geógrafo Eder Renato Merino: “Era quase impossível identificá-lo à primeira vista (…) o acúmulo de camalotes e baceiros ao longo de sua superfície, de longe, faz parecer que se trata de uma área de terra coberta por gramíneas”.

Para saber mais sobre esta incrível descoberta no Pantanal, acesse aqui.

Foto: Eder Renato Merino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas

Encontro internacional reúne 33 entidades que atuam em defesa do Pantanal

Organizações da sociedade civil do Brasil, Paraguai e da Bolívia reuniram-se durante três dias em Campo Grande (MS) para debater a atual conjuntura política e discutir ações conjuntas em defesa do Pantanal.O encontro se deu na Oficina de Planejamento do Observatório do Pantanal, rede internacional com 33 entidades e que tem como missão ser um espaço de geração, difusão e aplicação do conhecimento tradicional e da informação científica sobre a maior área úmida continental do planeta.

Continue lendo »