Entramos em contato com nossos parceiros da Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN), da Bolívia, para saber como está a situação no Parque Nacional y Área Natural de Manejo Integrado de Otuquis, após o último incêndio ocorrido no dia 27 de maio.
De acordo com Carlos Pinto, especialista em manejo do fogo da FAN, foram 4 dias de combate ao fogo. Foi realizada uma força tarefa que contou com a participação de guarda-parques de Otuquis e outras áreas protegidas, bombeiros florestais do governo de Santa Cruz, bombeiros voluntários e militares.
“Ao contrário dos acontecimentos dos últimos dois anos, a propagação deste incêndio teve um comportamento uniforme e não foi preciso uma ação extrema. As condições meteorológicas estavam favoráveis e o fogo não se espalhou rapidamente”, relata Carlos.
Durante o incêndio, a FAN-Bolívia apoiou os brigadistas com informações técnicas sobre o comportamento do incêndio para definir as estratégias de combate e forneceu suporte logístico com veículos ao Parque. Também estão realizando medidas preventivas a partir de mecanismos de coordenação interinstitucionais de combate ao fogo, em parceria com a WWF-Bolívia

Segundo dados do governo de Santa Cruz, foram queimados cerca de 12000 hectares. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas há suspeitas de que as atividades de caça e pesca ilegais possam ter iniciado as chamas.
A Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN-Bolívia) tem mais de 30 anos de história e tem trabalhado com manejo comunitário de fogo nos últimos 11.
O Observatorio Pantanal está acompanhando a situação, junto às organizações parceiras locais.
Com informações FAN-Bolívia
Foto: Carolina Alvarez