Foi realizado hoje (02), o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa do Pantanal, em Brasília. A nova frente chega em um momento bastante importante, uma vez que, na última semana, com o lançamento de dados do @mapbiomasbrasil, ficou constatado que o ritmo de desmatamento no Pantanal, principalmente para Mato Grosso do Sul atingiu níveis recordes, comparado ao ano anterior. A iniciativa é da deputada federal Camila Jara (PT/MS) e tem como objetivo discutir políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma.
De acordo com a assessoria, a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal vai focar em produzir legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra o avanço das práticas nocivas da agropecuárias, que contam com forte ação humana para abrir novas áreas de plantio e de pastagens e têm causado desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.
E nós, do Observatorio Pantanal, não poderíamos deixar de acompanhar de perto esse evento e, saber mais sobre as propostas que envolvem a proteção do nosso bioma. Estivemos representados por meio dos nossos membros do Instituto Gaia, Instituto Homem Pantaneiro (IHP), SOS Pantanal, WWF-Brasil e Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográfica (Fonasc).
Continuamos sempre atentos às legislações que envolvam o nosso Pantanal a e continuaremos atuando, por meio de nossas instituições-membro para proteger esse bioma tão rico!
Fotos: Gustavo Figueiroa/SOS Pantanal