E hoje (4), na Bolívia comemora-se o Dia Nacional das Áreas Protegidas (APs). Juntamente com os territórios indígenas, as APs são um importante freio para as pressões que os biomas enfrentam atualmente, em especial a Amazônia.
A Bolívia conta com 23 APs, que representam 15% do território nacional. Cerca de 20% da Amazônia boliviana recebem esse título de proteção e os territórios indígenas representam 21%, ou seja, 23.8 milhões de hectares.
As áreas protegidas oferecem soluções naturais integrais para a adaptação e mitigação e o fortalecimento da resistência. Mas, infelizmente, elas vêm sofrendo ameaças como a caça e mineração ilegais, contaminação e construção de infraestrutura mal planificada.
É nosso dever, enquanto país, priorizar a importância de preservar e proteger a biodiversidade e os recursos naturais. Felizmente, temos organizações sérias e responsáveis cuidando das áreas protegidas da Bolívia, que temos o orgulho de chamar de nossos membros: Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN), WWF-Bolívia e Nativa Bolívia.
Saiba mais sobre o trabalho das organizações.