Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, compartilhamos com nossos leitores a reportagem produzida pela nossa parceira Ecoa-Ecologia e Ação que conversou com quatro pesquisadoras da áreas ambiental.
A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar as mentes femininas brilhantes que produzem grande parte do saber científico, e também para incentivar o acesso e a participação das mulheres de forma igualitária na pesquisa.
Atualmente, elas representam apenas 28% dos pesquisadores do mundo. A porcentagem é justificada por fatores como o difícil acesso a investimentos e redes de estudo. Além disso, é comum relatos que envolvem a dificuldade de aliar maternidade e pesquisa, a presença de machismo no meio acadêmico e a falta de incentivo para seguir a carreira.
Para entender melhor a presença feminina na Ciência, conversamos com quatro pesquisadoras: Patrícia Médici, Ieda Bortolatto, Iasmim Amiden e Letícia Couto Garcia, que falaram sobre carreira, motivações e desafios vividos no meio científico.
Foto: ECOA