Assine você também e ajude na conservação do bioma
Nós, do Observatorio Pantanal, somamos força e nos unimos à campanha #Pantanalnãoélugardesoja dos nossos membros do SOS Pantanal.
No Mato Grosso do Sul, a seca extrema que vem assolando o Pantanal nos últimos anos permitiu que áreas antes protegidas pelas águas, fossem convertidas para o plantio de soja na planície. São ainda poucas áreas onde a monocultura da soja está avançando no Pantanal, mas existe um potencial de aumento desta área nos próximos anos, colocando em risco o Pantanal como conhecemos hoje .
No estado vizinho, o Mato Grosso, a legislação proíbe o plantio de soja no Pantanal. O Mato Grosso do Sul deveria seguir o mesmo caminho. Mas não segue!
Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia do MS arquivou o PL 69/2023, que pretendia proibir monoculturas como a soja no Pantanal sul-matogrossense, além de estimular o ecoturismo e a educação ambiental no bioma.
Se faz urgente a criação de políticas que regulem a ocupação do Pantanal, garantindo o desenvolvimento econômico aliado à conservação do ambiente.
O Pantanal é um santuário da biodiversidade. Existem aqui pelo menos 4.700 espécies, sendo 3.500 espécies de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, algumas delas em risco de extinção. Não podemos permitir que esse equilíbrio seja abalado por uma atividade altamente destrutiva como plantios em larga escala.
Alertamos para que o estado do Mato Grosso do Sul tome providências e discuta com a sociedade e especialistas o futuro da soja na planície. O Pantanal já enfrenta problemas demais para encarar mais essa ameaça.
Costumamos dizer que o Pantanal chama as pessoas certas para o seu lado, e temos certeza que você é uma delas!
PantanalNãoÉLugarDeSoja
Assine aqui contra a soja no Pantanal.