Nossos parceiros do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) realizaram nos meses de abril e maio deste ano, mais uma etapa (a final) da recuperação de áreas atingidas por incêndios florestais no Pantanal, com o plantio de milhares de mudas em área de Patrimônio Natural da Humanidade, na região da Serra do Amolar. O trabalho é realizado desde 2021, com execução das atividades pela Brigada Alto Pantanal e apoio de parceiros.
O projeto Mitigação dos efeitos dos incêndios de 2020 e prevenção contra novos incêndios na Serra do Amolar, Pantanal é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora.
Além do plantio que está sendo realizado, para reforçar o trabalho futuro de reflorestamento, o IHP e o Comando da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal firmaram parceria para realização de capacitação de equipe de militares para também executar essa recuperação no bioma. O treinamento com 10 militares multiplicadores está sendo realizado entre os dias 10 e 17 de abril.
Leia mais aqui.