PT | EN | ES

Saberes tradicionais e científicos são tema da Ciência Pantanal VII

A publicação, reúne nessa edição, artigos interessantíssimos de nossos membros e parceiros

Com informações do WWF-Brasil

Essa é a sétima edição da publicação que tem como objetivo tratar de temas e contribuições científicas para ampliar o conhecimento deste importante bioma que está presente em territórios do Brasil, Bolívia e Paraguai. Neste ano, integra saberes tradicionais e científicos na busca por soluções restauradoras e adaptativas, além de novos arranjos em prol de equilíbrio entre os diferentes atores sociais da maior área úmida do mundo.

O planeta tem sido modificado e os desafios impostos pela ação do ser humano acompanham o passo apressado da emergência climática. Na última edição, de abril de 2021, boa parte do conteúdo foi gerado enquanto o Pantanal ainda ardia com as chamas de incêndios que atingiram a planície pantaneira nos dois anos anteriores. Felizmente, o fogo passou e deixou, além do rastro de destruição, ensinamentos fundamentais para entendermos como lidar com a região e nos prepararmos para que tais eventos não venham a se repetir.

Nesta revista, falamos sobre a vida em suas mais diversas formas. Desde diminutos ratinhos silvestres, que caprichosamente se abrigam em tocas inundadas no solo pantaneiro para sobreviver às adversidades, até as gigantescas e fascinantes sucuris de Bonito, com seus vários metros de comprimento e dezenas de quilos de peso. Desde as pequenas abelhas que geram emprego e renda para apicultores do Cerrado, até os enormes tatus-canastra que também querem tirar proveito do precioso mel produzido por elas. Levantamos também questões importantes como as ameaças que veem por meio da fragmentação dos ambientes, demonstrado pelos estudos comparativos com os queixadas no Cerrado e no Pantanal. Mas, além de bichos, abordamos também a vida humana, das comunidades que ocupam o Pantanal e se veem diante do desafio diário de sobreviver às mudanças. Apresentamos projetos de pesquisa com ênfase na ciência cidadã, onde os saberes e o apoio das populações locais caminham lado a lado com o conhecimento científico.

Mostramos oportunidades inovadoras de geração de renda no Pantanal, como no mercado dos créditos de carbono. E, mais uma vez, trazemos artigos elaborados por pesquisadores do Paraguai e da Bolívia, os outros dois países que compartilham com o Brasil as riquezas do Pantanal e integram a rede de comunicação sobre a qual discorremos no artigo a respeito do Observatorio Pantanal.

Você pode baixar a edição em português aqui, em espanhol e em inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas