PT | EN | ES

Policiais militares participam de curso prático de pós-graduação

Com informações do IHP

Com coordenação técnica dos nossos membros do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e o Instituto Federal de MS (IFMS) realizam entre os dias 7 e 14 de novembro, a 15ª edição do curso Estratégias para Conservação da Natureza. O curso prático pela primeira vez integra a Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza, oferecida pelo IFMS, em parceria com o IHP.

Promovido há mais de 15 anos, o encontro já é considerado uma referência na qualificação do policiamento ambiental do país. Mais de 600 policiais militares ambientais brasileiros já o fizeram.

“O curso tem um processo dinâmico e intensivo de aprendizado, com aperfeiçoamento e atualizações relacionadas às questões ambientais e conservação da natureza, promovendo integração entre as unidades especializadas e, também, dessas com outros atores governamentais e não-governamentais, na perspectiva de uma política nacional de segurança do meio ambiente”, explica o presidente do IHP e ex-comandante da PMA em Mato Grosso do Sul, Ângelo Rabelo.

Em nota, a Assessoria de Comunicação Social da PMMS, afirma que “a preservação do meio ambiente é uma das principais práticas garantidoras do equilíbrio e manutenção das gerações futuras. Nesse contexto, as Polícias Militares exercem um papel fundamental, promovendo educação e cumprindo a lei. Atuar de forma integrada, apresentando o nosso Pantanal às polícias coirmãs, engrandecem o Estado e ampliam as boas práticas desenvolvidas por Mato Grosso do Sul na conservação da natureza.”

Nesta edição, a abertura do curso ficará a cargo do presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Marcos Semanovic. Após fazer a abertura do curso, Semanovic vai falar sobre “Áreas protegidas – Desafios e oportunidades”.

Durante 10 dias, 42 alunos de todo o país vão percorrer, em um barco hotel, que se tornará barco escola, 240 km pelo Rio Paraguai, no trecho entre Corumbá e a Serra do Amolar, com paradas estratégicas para atividades de campo e trilhas educativas.

A intenção é promover a formação dos policiais militares em estratégias para a conservação da natureza, além de capacitar sobre o uso de novas tecnologias. Outro ponto trabalhado durante a capacitação refere-se a critérios de prioridades de conservação, considerando os princípios da educação ambiental.

“Hoje, temos novas tecnologias que auxiliam o trabalho das Polícias Militares Ambientais e outros agentes – sejam governamentais ou não – envolvidos na conservação do meio ambiente. A integração do homem com a natureza é fundamental para o sucesso das ações. Por isso, estimulamos os participantes a pensarem em estratégias, traçarem ações que podem, inclusive, se tornarem políticas públicas”, explica Rabelo.

A profa. Michele Soares de Lima, Coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza IFMS campus Corumbá, complementa que a disciplina presencial foi elaborada de forma a promover um encontro entre todos os estudantes para um momento de reflexões, práticas, socializações e troca de saberes. “Essa etapa será essencial para o desenvolvimento dos estudantes que, já embasados pelas disciplinas anteriores, conseguirão aproveitar ao máximo os conhecimentos dos profissionais convidados, reforçando o processo de ensino-aprendizagem”, acredita.

Especialização
Desde o ano passado, o IFMS – câmpus de Corumbá oferece a especialização lato sensu Estratégias para Conservação da Natureza. Oferecido em cinco módulos, o curso é ofertado a distância, com uma disciplina presencial obrigatória. Ao todo, são 18 meses de curso, divididos em uma carga horária de 460 horas, sendo 400h destinadas às aulas e 60h para o desenvolvimento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). No próximo ano, será aberta nova turma para o curso.

Este curso tem o apoio da Terra Brasilis, IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil, Permian Brasil, Wetlands International, ISA CTEEP e Policia Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas