PT | EN | ES

Superfície de água no Pantanal diminuiu 80% nos últimos 37 anos

O relatório do MapBiomas, lançado no dia 26 de agosto, mostrou mais uma vez que o Pantanal está secando. O bioma foi o que mais perdeu: de 1985 a 2021, a superfície de água diminuiu 80%.

Os dados do MapBiomas, que fazem parte de um mapeamento anual da cobertura e do uso da terra no país, mostram que nos últimos 37 anos todas as áreas ocupadas por lagos, rios, nascentes em nosso país recuaram 17%. O fenômeno ocorre especialmente no Pantanal, que é fortemente influenciado, por exemplo, pela variação da umidade gerada na evapotranspiração das árvores da Amazônia. Os pesquisadores explicam que a Amazônia está gerando menos umidade, por causa do desmatamento e das mudanças climáticas, e que houve um aumento da degradação do Cerrado.

De acordo com o levantamento, as alterações causadas pela ação do homem entre 1985 e 2021 foram muito intensas: elas correspondem a um terço (33%) de toda a área antropizada do país. Nesse período, o Brasil passou de 76% de cobertura da terra de vegetação nativa (florestas, savanas e outras formações não florestais), para 66%.  Por outro lado, a área ocupada por agropecuária cresceu de 21% para 31% do país, com destaque para o crescimento de 228% das áreas de agricultura e que agora representam 7,4% do território nacional.  

“Esta tendência de rápidas transformações representa grandes desafios para que o país possa se desenvolver e ocupar o território com sustentabilidade e prosperidade ”, explica Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. “A ocupação do solo e a produção rural precisam ser compatibilizadas com a conservação dos biomas ”, completa.

O que é o MapBiomas?
O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, composta por universidades, ONGs e empresas de tecnologia que tem como objetivo contribuir com o entendimento das transformações do território brasileiro a partir do mapeamento anual da cobertura e uso do solo.

Leia mais

Com informações MapBiomas

Foto: Glauco Kimura de Freitas/WWF-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas