PT | EN | ES

Organização-membro do OP mapeia brigadas de incêndio no Pantanal Norte

O Instituto Centro de Vida (ICV), organização-membro do Observatorio Pantanal, lançou a 2º Edição do Mapeamento das Brigadas em Mato Grosso 2022, no dia 12 de julho, com o objetivo de contribuir para implementação de melhores estratégias de prevenção e combate aos incêndios.

A plataforma apresenta o número de brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Elas podem ser municipais, estaduais, federais, comunitárias ou particulares, por exemplo. Cada uma possui as suas características e políticas próprias, mas têm a mesma finalidade: a prevenção e o combate ao fogo em Mato Grosso.

De acordo com Marcondes Coelho, analista em Gestão Ambiental do ICV, a plataforma também relata sobre o cenário atual dos incêndios florestais em Mato Grosso. A informação auxilia na organização dos grupos para a tomada de decisões durante a temporada mais crítica do ano, a seca.

Esta é a 2ª edição do Mapeamento, o que faz com que seja pela primeira vez fazer um comparativo com as informações coletadas no ano anterior. A análise identificou, por exemplo, o aumento de 13 brigadas e unidades do Corpo de Bombeiros. O número total é 127.

“O mapeamento foi elaborado a partir da consulta à documentos públicos e de entrevistas com atores chave sobre o assunto no estado de Mato Grosso. O Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais de 2022 e o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e os Incêndios Florestais foram alguns dos documentos oficiais analisados”.

Clique Aqui para acessar a plataforma

Fonte e foto: Instituto Centro de Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas