PT | EN | ES

Soja é mais uma ameaça para Pantanal de MS

O Pantanal é uma região peculiar não só pelas suas belezas naturais como também pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade. Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, estabilização do clima, além de ser um santuário para diversas espécies ameaçadas de extinção Brasil afora como a onça-pintada, ariranha e arara-azul.

Atualmente existem menos de 3 mil hectares plantados de soja dentro da planície pantaneira no Mato Grosso do Sul, nos municípios de Coxim, Miranda e Aquidauana. Pode parecer um número pequeno, porém, há um potencial de crescimento vertiginoso destas áreas nos próximos anos, podendo causar um dano ambiental em larga escala. Os investimentos em infraestrutura em estradas e aterros dentro da planície vão facilitar a produção e seu escoamento em um futuro próximo.

O Instituto SOS Pantanal, organização-membro do Observatorio Pantanal, está realizando uma mobilização, por meio de um abaixo-assinado, para que seja criada uma lei Estadual para proibir a plantação de soja na planície pantaneira.  A organização tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do Pantanal. Trabalha pelo desenvolvimento econômico aliado a conservação do meio ambiente.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas