PT | EN | ES

“Cuidar das Áreas úmidas é cuidar da humanidade e da natureza”

Hoje, 2 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial das Áreas Úmidas, ecossistemas que estão ameaçados em todo planeta. Somente nos últimos 50 anos foram perdidas 35% de todas as áreas úmidas no mundo.

A data foi criada – em 1997, na Convenção de Ramsar – para destacar importância de promover ações para proteger a biodiversidade dessas áreas que estão desaparecendo três vezes mais rápido que as florestas devido às atividades humanas e o aquecimento do globo. No dia 30 de agosto de 2021 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) também determinou o dia 2 de fevereiro como o Dia Mundial das Áreas Úmidas, é a primeira vez que a data é celebrada oficialmente. 

A cada ano um novo tema é trabalhado e, neste 2022, o destaque proposto é “Cuidar pelas Áreas Úmidas é cuidar da humanidade e da natureza”. É um convite para reflexão sobre qual a real importância desses ecossistemas para fauna, flora e o bem-estar da humanidade e, em razão das ações humanas e mudanças climáticas, o quanto esses habitats estão sob ameaça e, consequentemente, posto em xeque o equilíbrio do planeta.

O que são as áreas úmidas?

De acordo com Recomendação nº 7/2015 do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU), áreas úmidas “são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica”.

As Áreas Úmidas abrigam 40% de todas as espécies conhecidas em nosso Planeta. O Brasil tem 27 Sítios de importância internacional, que, em conjunto, somam 26.794.455 ha. Sendo o Pantanal um deles.

O bioma é a maior área úmida continental do planeta e está localizado no Brasil, Paraguai e Bolívia. E, estamos perdendo este ecossistema tão complexo e diverso. A cada ano a quantidade de áreas alagadas diminui no Pantanal.

As áreas úmidas não são importantes apenas para manutenção biodiversidade. Elas são vitais para o desenvolvimento humano, porque regulam o sistema hidrológico das regiões, garantindo a água, a produção de alimentos e o nosso bem-estar.

Conservar e restaurar as áreas úmidas deve ser prioridade nacional e internacional na década 2021-2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas