PT | EN | ES

Paraguai enfrenta nova onda de incêndios florestais

Incêndios de grandes magnitudes têm ocorrido em diferentes regiões do Paraguai desde o dia 16 de janeiro. De acordo com as informações da imprensa local, a causa das centenas de focos está relacionada à utilização do fogo para limpar as áreas para um novo plantio ou renovação de pastagem. Além da queima do lixo.

Segundo o Instituto Nacional de Florestas (Infona), 95% dos incêndios florestais registrados são criminosos. Os órgãos competentes pedem a colaboração das pessoas para que não utilizem o fogo para esses fins. O uso do fogo sem o manejo correto aliado a forte estiagem está causando imensos prejuízos econômicos, ambientais e sociais.

É importante ressaltar que a maior parte dos casos dos focos de incêndio não estão localizados no Pantanal. Porém, também foram registrados focos na região do Alto Paraguai. O WWF Paraguay, organização-membro do Observatorio Pantanal, realiza o monitoramento dos focos de calor e incêndios. O dia 19 de janeiro foi o mais preocupante, quando foram registrados 3757 focos nas últimas 24h. Segundo os dados de hoje (20/01), a quantidade já havia diminuído, ficando em 1872 focos.

Diante deste cenário assustador, as organizações ambientais paraguaias que atuam na prevenção e combate aos incêndios florestais, emitiram um comunicado para chamar atenção para a lacuna e a dificuldade que existe em formalizar processos legais para o manejo correto do fogo. 

O documento lista todas as ações de prevenção e combate desenvolvidas até o momento e ressalta os resultados alcançados com a união dos diferentes atores da sociedade civil.

Clique aqui e leia o Comunicado  

Foto: Instagram WWFPY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas