PT | EN | ES

Pesquisa relaciona raios com área queimada no Pantanal

Mais de 80% da área queimada no Pantanal são causados por ação humana e apenas 5% das cicatrizes do fogo são de origem natural. Essas informações foram divulgadas por meio do artigo “Lightning patterns in the Pantanal: Untangling natural and anthropogenic-induced wildfires”, publicado na revista Environmental Research, no dia 11 de janeiro.

Para chegar a esses números foram utilizados 6 anos de informações de sensoriamento remoto para relacionar os raios e o fogo no Pantanal. “Nossa análise revelou baixas evidências de associação entre incêndios e raios, sugerindo que as atividades relacionadas ao homem são a principal fonte de ignições”, segundo o artigo.

O Brasil é reconhecido globalmente como uma das regiões com maior atividade de raios e fogo. No Pantanal, a região norte, ou seja, Mato Grosso, foi a localidade com maior número de casos registrados.

A identificação das causas e características do fogo é de fundamental importância para melhor entender os regimes de incêndio e suas causas. Particularmente para o Brasil, há uma lacuna na quantificação de incêndios causados por raios. Dessa maneira, o estudo traz uma nova avaliação probabilística dos padrões espaço-temporais de incêndios florestais provocados por raios no Pantanal.

A pesquisa foi realizada pela equipe do LASA/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Clique aqui e leia mais.

Foto: Corpo de Bombeiros de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas