PT | EN | ES

Organização-membro do OP realiza 1º Encontro de Canoeiros e Caiaqueiros do Pantanal

O Instituto Gaia Pantanal, organização-membro do Observatorio Pantanal, e a Rede de Comunidades Tradicionais do Pantanal em parceria com os Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal realizam o Retorno das Águas: Primeiro Encontro de Canoeir@s e Caiaqueir@s do Pantanal. O evento acontece no dia 11 de dezembro, em Cáceres, Mato Grosso.

O evento tem como objetivo chamar atenção para a importância dos rios do Pantanal e para as pessoas que estão preocupadas em cuidar e manter o bioma. É uma oportunidade de celebrar o retorno das águas valorizando o conhecimento local.

O encontro reunirá mulheres e homens, de diferentes grupos sociais, que conhecem e defendem o Pantanal. O período das chuvas é importante para manutenção do bioma. Pois, é neste momento e por meio das águas que se inicia a recuperação de todo ecossistema pantaneiro que padeceu com a seca extrema e os incêndios ocorridos neste ano. O ciclo de cheia e seca é o responsável pela manutenção do bioma, para que ele ocorra é preciso que os rios estejam saudáveis e livres, ou seja, sem intervenções.

“Este momento é de extrema importância para enfatizarmos que precisamos dos rios do Pantanal livre, refletir sobre a importância dos “Rios Livres” de ameaças e que o pulso de inundação siga seu ritmo das águas do Pantanal. Estaremos reunidos com pessoas de comunidades e estilos de vida e cultura diferentes que vivem ou vêm de longe passear no Pantanal, que se utilizam do mesmo território e águas para o seu sustento e/ou lazer”, explica Danúbia Leão, presidente do Instituto Gaia.

O ponto de partida e chegada do Encontro será na Praia do Daveron, na cidade de Cáceres. Neste local estará montada a estrutura para receber os participantes e também para realizar as rodas de conversa e as demais atividades propostas pelo evento.

Clique aqui para fazer sua inscrição e para mais informações entre em contato pelo e-mail: institutogaia18@gmail.com

Programação

06:00 – 06:30 Recepção, inscrição e Café da manhã/Kits pescadores e organização

06:00 – 06:45 Apresentação cultural com Nato de Souza e Adão da Arpa

06:45 – 07:00 Aula laboral ao ar livre com o Educador Físico

07:00 – 07:30 Abertura do evento

07:30 – 09:00 Passeio de canoa e caiaque: – Inscritos na embarcação: Canoeir@s e Caiaqueir@s

07:30 – 09:00 Inscritos sem embarcação: Café na beira do Rio Paraguai; Fotos com as faixas; Oficina de pintura para crianças; Roda de conversa e cultura.

09:00 – 11:00 Apresentação Cultural: – Gastronomia e cultura cacerense bolo de arroz Dona Regina; História da Canoa com Cláudia, Ingrid e canoeiros; Apresentações: Siriri e Cururu Sr. Lourenço e Grupo de Cururueiros; Música: Lucas Lemuel; Hélio San; Luana e Bethânia

11:00 – 11:3- Avaliação e Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas