PT | EN | ES

Organização-membro do OP faz análise sobre ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal

A organização não governamental Ecoa publicou, em seu site, o artigo “Pantanal em 2021 queimou menos que em 2020. Ações preventivas tiveram efeito?” que traz importantes reflexões sobre as ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal realizados em 2021.

Dos pontos levantados, chamamos atenção para o trabalho coletivo que foi realizado na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, localizada em Ladário, Mato Grosso do Sul. A instituição relata que em 2020, 50% da área foi consumida pelas chamas trazendo muitos prejuízos ambientais e socioeconômicos para as famílias que dependem dos recursos naturais para sobreviverem.

Mas em 2021, apesar do fogo também estar presente no Pantanal, em menor quantidade, mas trazendo muitos prejuízos e riscos para todos, a APA Baía Negra passou intacta a essa temporada de incêndios.

Segundo o artigo, a articulação estratégica entre organizações não governamentais, comunidades, instituições públicas e proprietários estabeleceram barreiras fundamentais para impedir que o fogo chegasse na APA.

“Em 2021 ações foram planejadas tendo como norte geral a prevenção, e para tanto estabelecidas prioridades: a formação e preparação das brigadas voluntárias pelo Prevfogo/Ibama; a aquisição de novos equipamentos de combate ao fogo; do trabalho de educação ambiental com fazendeiros e assentados do entorno e na fiscalização permanente de lideranças como Maria de Lourdes de Arruda. Tal estratégia – investimento em preparação e na prevenção – resultou na proteção completa da APA, não queimando sequer 1 hectare em 2021”.

“Entendemos que o quadro de Fogo Zero, mesmo com condições climáticas adversas e com o histórico de queima anual, alcançando o pico de 3 mil hectares em 2020, deve servir como caminho indicativo para a proteção do Pantanal como um todo. Um registro fundamental é que para o resultado ser alcançado ocorreu a soma de esforços entre instituições governamentais como Prevfogo/Ibama, a Prefeitura Municipal de Ladário e organizações não governamentais como a Ecoa, o WWF Brasil e o SOS Pantanal, sob a liderança do democrático Conselho Gestor da APA”.

As três organizações citadas acima integram o coletivo do Observatorio Pantanal que atuou também em 2021, junto aos seus membros, na prevenção por meio da produção de informações técnicas como o Mapeamento das Brigadas de prevenção e combate na Bacia do Alto Paraguai, na articulação e divulgação das ações das instituições que atuam em defesa do bioma.

Clique aqui e leia o artigo completo.

Foto: Frico Guimarães / SOS Pantanal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas