PT | EN | ES

COP 26: Organização-membro do OP faz convocação global para inclusão de áreas úmidas em Planos Climáticos Nacionais

A organização não governamental Wetlands International Brasil, uma das integrantes do Observatorio Pantanal, lançou em suas redes sociais, no dia 18 de outubro, a Carta Aberta (Power of Wetlands). A iniciativa pede a inclusão das áreas úmidas nos Planos Climáticos Nacionais e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), documentos que são utilizados como referência nas discussões da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Os serviços ambientais prestados pelas áreas úmidas são reconhecidos por cientistas do mundo todo. São ecossistemas fundamentais para a manutenção dos processos ecológicos, pois capturam e armazenam melhor a água, garantem a segurança alimentar e a proteção da atmosfera no sequestro de carbono, ajudando assim a evitar mais emissões dos gases de efeito estufa, responsável pelo aumento da temperatura no planeta.

Entretanto, nos últimos cinquenta anos, as áreas úmidas diminuíram drasticamente. A redução e fragmentação dessas áreas e a interrupção dos processos ecológicos resultaram na perda massiva e acelerada da biodiversidade, na escassez de água e alimentos e em desastres naturais devastadores. Gerando um problema global que exige uma solução urgente. 

Para proteger as áreas úmidas e enfrentar esta emergência climática global a Wetlands International Brasil pede pelo reconhecimento e inclusão desses ecossistemas nos Planos Climáticos. “As ações relacionadas ao Clima (#ClimateAction) permanecem incompletas sem salvaguardar e restaurar as áreas úmidas no mundo”, alerta a Ong, em suas redes sociais.

As INDCs (na tradução, ‘Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada’), que compõem o Plano Climático, refletem as ambições de cada país para a redução de emissões domésticas. A soma das INDCs de todos os países envolvidos é fundamental para determinar se um acordo da COP26 será capaz de colocar o mundo no caminho de uma economia de baixo carbono, que permita mitigar às alterações climáticas.

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26) é a principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas. O evento inicia no dia 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia.

Clique aqui e assine a Carta Aberta Power of Wetlands

Foto: Paulo Henrique Behar/WWF-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas