PT | EN | ES

Ciência cidadã é utilizada na restauração da APA Baía Negra – Pantanal

A Ciência Cidadã é uma ferramenta que sempre está presente nas ações das organizações-membro do Observatorio Pantanal. No texto abaixo trazemos o projeto executado pela ong Ecoa-Ecologia e Ação que faz o uso do aplicativo de celular Sapelli para desenvolver as ações de restauração de uma área protegida. A Ong Guyra Paraguay é outra parceira do OP que utiliza o aplicativo E-bird para promover ações de conservação e educação ambiental no Pantanal paraguaio.

Técnicos da Ecoa explicam que o aplicativo Sapelli será utilizado no projeto para coletar informações sobre a restauração de 11 hectares degradados pela mineração e outros 47 hectares invadidos pela leucena, planta exótica que inviabiliza o crescimento de espécies nativas. Com os dados obtidos, será possível monitorar a evolução do trabalho, mapear pontos de atuação e adaptar estratégias implantadas. O intuito é que, de agora em diante, os monitores realizem visitas quinzenais e acompanhem fatores como a presença de fogo, crescimento de mudas nativas, desenvolvimento de leucenas e estágio de degradação.

O aplicativo utilizado pode ser moldado para diferentes situações, investigações científicas e adequado para utilização das comunidades no processo. Além disso, o software utiliza somente figuras, o que permite que a coleta seja feita por crianças, pessoas não letradas, idosos e pessoas com deficiências visuais. A participação ativa da comunidade no processo de coleta de dados é característica da Ciência Cidadã, definida por Thiago Miguel como “uma abordagem científica que visa diminuir a distância entre a academia e a sociedade”.

O projeto ‘Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal’,  deve restaurar 58 hectares de área degradada na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, em Ladário, Mato Grosso do Sul.

Foto: Ecoa

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas