PT | EN | ES

Congresso Mundial da IUCN aprova moção em defesa do Pantanal

As organizações-membros do Observatorio Pantanal, Guyra Paraguay, Ecoa-Ecologia e Ação e WWF-Brasil, apresentaram proposta de moção no Congresso Mundial da União Internacional para Conservação (IUCN), com objetivo de alertar sobre os impactos das hidrelétricas na bacia do rio Paraguai e seus efeitos sobre o Pantanal.

A aprovação do documento reforça a necessidade de programas de apoio das instituições internacionais para a região e o Sistema Paraguai-Paraná de Áreas Úmidas, do qual o Pantanal é parte.

O Congresso Mundial de Conservação da IUCN, realizado a cada quatro anos, é o maior evento de conservação do mundo. Reúne líderes do governo, sociedade civil, organizações de povos indígenas, empresas e academia para determinar os desafios ambientais e de desenvolvimento mais prementes do mundo e ações para enfrentá-los.

A ameaça das hidrelétricas

A Bacia do Alto Paraguai, onde está localizado o Pantanal, possui atualmente 52 projetos hidrelétricos em operação e outros 101 devem ser instalados nos próximos anos.

As organizações que atuam na região vêm estudando o assunto e chegaram a conclusão que as barragens trarão impactos ambientais, sociais e econômicos significativos para o Pantanal. Sendo o maior impacto na reprodução dos peixes, pois afetará diretamente a migração. Como a pesca é uma das principais gerador de renda e emprego da região, pode-se deduzir os efeitos econômicos e sociais dessas empresas.

Outro elemento, destacado na justificativa da moção, está na quantidade de energia gerada. “Se todas as PCHs projetadas fossem somadas às instaladas, a energia gerada seria insignificante para o país. A surpreendente assimetria entre benefícios e malefícios, especialmente ambientais e sociais, é claramente identificada”.

Clique aqui e leia a Moção aprovada em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas