PT | EN | ES

Redemoinho de fogo no Pantanal surpreende Bombeiros

As imagens do fogo no Pantanal são diárias e têm mostrado a destruição que está ocorrendo no bioma novamente. Mas neste sábado, 25 de setembro, o que chamou atenção de todos foi a formação de um redemoinho de fogo. O fenômeno aconteceu na área de uma fazenda, na região do Paraguai-Mirim, no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de MS que estava em combate teve que recuar por conta da velocidade do fogo. Os combatentes aguardaram o apoio do avião para o lançamento de água para retornar ao trabalho.

O redemoinho se forma quando as chamas adquirem velocidade e criam um vórtice vertical, formando uma espécie de tornado de fogo. Os combustíveis para a formação são o excesso de calor e a baixa umidade relativa do ar. A temperatura no sábado em Corumbá chegou a 38,9ºC com umidade relativa do ar de apenas 20%, ou seja, o cenário perfeito.

Conversamos com a professora e pesquisadora Dra. Joana Carolina da Silva, que integra o grupo de pesquisadores do Observatorio Pantanal, sobre o fenômeno ocorrido. Ela que nasceu e sempre morou no Pantanal, nos relata que nunca viu um redemoinho de fogo, mas que os redemoinhos de ventos são frequentes no bioma. Desde a década de 60, ela observa a formação deles, principalmente, no período de friagem, entre maio e julho e sempre no campo aberto. 

Entretanto, na última visita técnica que fez na rodovia Transpantaneira, em Mato Grosso, no início de setembro, ela viu cerca de 10 redemoinhos em poucas horas e não estavam em campo aberto. “Antigamente víamos no máximo um por dia, nunca dessa maneira. Aumentou a quantidade e a velocidade, estão muito mais rápidos. O surgimento dos redemoinhos está associado a temperatura do solo e ao vento, quanto mais quente mais propício”, explica a professora.

De acordo com as informações do site MetSul, apesar de parecer algo fora do normal, o fenômeno não chega a ser incomum no Centro-Oeste do Brasil. Houve muitos episódios semelhantes nos últimos anos em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O que é um redemoinho de fogo?

Um redemoinho de fogo consiste em um núcleo em chamas e um vórtice giratório de ar. Um redemoinho deste tipo pode atingir até 1.090°C) de temperatura. O fenômeno torna-se frequentes quando um incêndio florestal ou queimada, ou especialmente uma tempestade de fogo em maciços incêndios em vegetação com nuvem Pirocumulus, cria seu próprio vento, que pode gerar grandes vórtices.

A maioria dos grandes redemoinhos de fogo é gerada por incêndios florestais. Eles se formam quando uma corrente de ar quente e a convergência do incêndio estão presentes. Em regra, têm de 10 a 50 metros de altura, alguns metros de largura e duram apenas alguns minutos. Alguns, no entanto, em casos mais raros e apenas em enormes incêndios, podem ter mais de um quilômetro de altura, conter velocidades de vento acima de 200 km/h e persistir por mais de 20 minutos. 

Imagens: Corpo de Bombeiros de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas