PT | EN | ES

Pantanal, eventos extremos e as conexões com as Mudanças Climáticas

Neste momento em que o Pantanal ainda se recupera dos piores incêndios já visto, ocorrido em 2020, e enfrenta umas das maiores secas já registradas,  diretores e pesquisadores da organização não governamental Ecoa-Ecologia e Ação trazem uma discussão atual e importante sobre o Pantanal. Os autores questionam se os eventos climáticos extremos no bioma, ao longo dos últimos anos, tiveram ou têm relação com as mudanças climáticas globais?

A Ecoa, membro do Observatorio Pantanal, está há dezenas de anos na região, trabalhando em redes por todo o território e em estreito contato com moradores. Nesse processo, a Ecoa têm registrado cheias e secas extremas, bem como suas consequências econômicas e sociais. Em 2019, por exemplo, a organização alertou para os riscos dos incêndios devastadores de 2020, pois monitorou a baixa precipitação em toda bacia e consequentes níveis muito baixos do rio Paraguai. Nos anos de 2011 e 2014, acompanhou de perto cheias excepcionais, com águas muito altas, as quais trouxeram perdas significativas para as comunidades ribeirinhas e os criadores de gado – em algumas partes do Pantanal o alagamento se manteve por largo período, impedindo que atividades como a pesca, o turismo e o pastoreio do gado ocorressem por muitos meses.

É claro que para saber mais da dinâmica climática da Bacia do Alto Paraguai, do Pantanal e do Sistema de Áreas Úmidas precisa-se de estudos mais específicos. Mas o que já se pode colocar no campo das certezas é que os eventos extremos estão em linha com o impacto da ação humana direta sobre esses territórios. O desmatamento, por exemplo, exacerba todos os processos naturais da menor quantidade de chuva, o que altera os serviços ambientais das áreas úmidas, que atuam como reguladores das mudanças climáticas. Vale lembrar que o Pantanal responde 3% das áreas úmidas do Planeta.

Os diretores André Luiz Siqueira e Alcides faria, e a pesquisadora Paula Isla Martins aliaram seus conhecimentos acadêmicos a experiência de trabalho no Pantanal para levantar alguns pontos importantes para essa reflexão.

Clique aqui e confira o artigo completo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Leia mais notícias

Notícias relacionadas